Patrono: José Rabello Neto    

Copatrono: Fábio Lage Correa Rabello (passou a emérito em 03/09/2009)    

Ocupante atual: Marcos Gutemberg Fialho da Costa 

Curriculo:

Nasceu em 10 de setembro de 1964, na cidade de Araruna-PB. Filho de Valdemir Macedo da Costa e Maria Inês Fialho da Costa.

Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1988 e, em Direito, pelas Faculdades Integradas do Planalto Central em 1998.

Concluiu residência médica em ginecologia e obstetrícia, no Hospital Regional da Asa Sul, atual Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), em 1991. Fez curso de pós-graduação em Administração Hospitalar, pela Universidade Gama Filho, 2005; pós-graduação em perícia médica, pela Universidade Gama Filho, 2006; pós-graduação em Direito Médico, pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas, 2011. Fez cursos de especialização em Medicina do Trabalho, CFM, 1998, e Universidade São Francisco, 1992; Auditoria em Saúde, Universidade Gama Filho, 2002; Ginecologia e Obstetrícia, CFM-CRM-DF, 2002; Medicina Legal e Perícia Médica: Associação Médica Brasileira e Associação de Medicina Legal e Perícias Médicas, 2012; Clínica Médica: CFM-CRM-DF, 2011; Medicina do Tráfego: Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, 2016. Médico ginecologista e obstetra da SES-DF desde 1991 e médico do trabalho, Secretaria de Planejamento e Gestão, DF, desde 2010.

Em eventos profissionais, expôs as palestras: Residência Médica: Desafios e Perspectivas, na Jornada de Residentes, Ex-Residentes e Internos do Hospital Regional de Sobradinho e Hospital Regional de Planaltina, 2012; Organizações Sociais na Gestão de Saúde Pública: Limites, Possibilidades e Desafios, na Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do DF, 2016; Responsabilidade Civil e Criminal Médica, nas Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (Faciplac), 2017.

Recebeu as seguintes homenagens: diploma de Comendador da Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier, do Governo do Distrito Federal e Polícia Militar do DF, 2011; título de cidadão honorário de Brasília pelos excelentes serviços prestados a saúde pública do DF; título de membro benemérito da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM), 2010; Comenda Jubileu de Ouro, da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, em 2013; Mérito Acadêmico, da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM) em 2014; Moção de Louvor, Câmara Legislativa do DF mediante proposição dos deputados Bispo Renato Andrade e Celina Leão, 2017.

Dentre suas realizações especiais dignas de nota registram-se: Presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, SindMédico-DF, terceiro mandato; Secretário de Assuntos Jurídicos da Federação Nacional dos Médicos (Fenam); Diretor Administrativo da Confederação Nacional dos Médicos (CNM); conselheiro do Conselheiro Regional de Medicina do Distrito Federal, quando representou a Associação Médica de Brasília no período de 2009 a 2014. Tomou posse como Presidente da Federação Nacional dos Médicos para atuar de 2019 até 2023.

Considera como sua maior realização profissional ter se tornado presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, com o apoio e reconhecimento da classe médica.

Quanto ao caso que mais o impressionou em medicina, lembra-se o de uma paciente que foi a óbito por causa de uma espinha de peixe, o que não é muito comum acontecer. A espinha atravessou a traqueia e, infelizmente, ela não sobreviveu.

Afirma que seu grande incentivo para ser médico foi ter sentido necessidade de ajudar a população. Registra que, para sua alegria, seu filho mais velho, Felipe, cursa Medicina e concluirá o curso este ano.