Patrono: Aparecida Gomes Pinto Garcia    

Copatrona: Maria Ophélia Galvão Araújo (passou a emérito em 31/08/2009)    

 

Ocupante atual: Maurício Gomes Pereira 

Curriculo:

Nasceu em 15 de janeiro de 1937, em Belo Horizonte, MG, filho de Paulo Gomes Pereira e Júlia Badejo Gomes Pereira.

Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1962. Nos primeiros anos de formado, trabalhou no Hospital Provincial de Madri, Universidade de Madri, Espanha, e no Hospital Saint Pierre, Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica. Nesta universidade belga, fez curso de especialização em Saúde Pública (1967) e mestrado em planejamento em saúde. Título da dissertação: Le Centre de Récupération Nutritionnelle, ano de obtenção: 1974. Tem doutorado em epidemiologia, pela Universidade de Columbia, Nova York, Estados Unidos. Título da tese: Effects of Prenatal Nutritional Supplementation on the Placenta: Report of a Randomized Controlled Trial, ano de obtenção: 1977.

Foi professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília desde 1968, atuando em pediatria, nutrição e saúde pública. É dessa época o seu título de especialista em pediatria pela Associação Médica Brasileira (1969). Durante décadas, atuou na Faculdade de Ciências da Saúde e na Faculdade de Medicina, ambas da UnB, em programas de graduação e pós-graduação. Após sua aposentadoria, a Universidade de Brasília lhe outorgou o título de Professor Emérito (2012). Foi professor visitante de diversas universidades, entre as quais, a Universidade de Columbia, a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Dentre as atividades de gestão, destaca-se a atuação como Diretor de Planejamento da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Diretor Executivo da Fundação Nacional de Câncer de Pele e Coordenador de Educação e Saúde na Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Brasil.

Uma de suas pesquisas relevantes tem o título de Padronização do Diagnóstico Eletrocardiográfico para Estudos Epidemiológicos da Doença de Chagas. Trata-se de projeto multicêntrico internacional, do qual foi o investigador principal, financiado pela Organização Mundial da Saúde e envolveu pesquisadores de cinco países, Argentina, Bolívia, Brasil, México e Venezuela. Palestras sobre essa pesquisa foram dadas em várias cidades do país e em Buenos Aires, Argentina, e em Genebra, Suíça.

Orientou dezenas de estudantes de pós-graduação, entre os quais, Taís Freire Galvão e Marcus Tolentino, no período 2010-2013, em doutorado na Universidade de Brasília. Na ocasião, eram lotados na Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, ela é professora da Unicamp e ele na Universidade de Sorocaba.

Participou de bancas examinadoras de concurso para provimento do cargo de professor titular, por exemplo, na Universidade de Brasília, em que foi aprovado o Professor Paulo Tavares, e na Universidade de São Paulo, na qual o aprovado foi Afonso Dinis Costa Passos.

Entre as diversas consultorias e atividades para a Organização Mundial da Saúde, destaca-se a participação como membro titular no Comitê de Pesquisas da OMS, em Genebra, Suíça, no período 1990-1992. É um dos relatores do livro Indicadores Básicos para a Saúde no Brasil: Conceitos e Aplicações, 1.ª edição, 2002, em português, 2.ª edição 2008, em português, 350 páginas, e 1.ª edição 2009 em espanhol. Este é um livro extensamente usado como instrumento de padronização das informações sobre saúde da população. O livro foi produto de consultoria de vários anos prestada à Organização Pan-Americana da Saúde e encontra-se disponível na internet.

Em eventos profissionais, ao lado de dezenas de cursos dados pelo país, é de se notar dois cursos sobre comunicação científica que ministrou no exterior. Um para editores de periódicos científicos de língua portuguesa, em Maputo, Moçambique, em 2005, e outro para programas peruanos de pós-graduação, em Cusco, Peru, em 2015.

Quanto às suas atividades em periódicos científicos, foi editor chefe do periódico Brasília Médica (1996-2004) e membro do conselho editorial de numerosos periódicos científicos. É autor dos livros Epidemiologia Teoria e Prática, Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1995, 600 páginas; Artigos Científicos: Como Redigir, Publicar e Avaliar, Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2011, 400 páginas; Saúde Baseada em Evidências. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 2016, 150 páginas.

Dentre os duzentos artigos científicos publicados, constam: Cuidados Primários de Saúde no Distrito Federal, Brasília Médica, 1981; Serviços de Saúde para Todos: o Caso de Costa Rica, Boletín de la Oficina Sanitaria Panamericana, 1986; Antioxidants for Preventing Preeclampsia: a Systematic Review, The Scientific World Journal, 2012.

Foi homenageado pelo Ministério da Saúde, durante a 13.° Expoepi, mostra nacional de experiências bem sucedidas em epidemiologia, prevenção e controle de doenças (2013). Recebeu homenagens recentes na Universidade de Brasília, durante o I Colóquio Sobre Pesquisa em Saúde: Pesquisa Translacional (2017) e quando ministrou a aula magna para os programas de pós-graduação da Universidade de Brasília (2018).

É Membro Titular da Academia Nacional de Medicina (2017) e Membro Honorário da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (2018).

 Currículo Lattes