dr eudes

 

Eudes Fernandes de Andrade

Dr. Eudes Fernandes de Andrade, 82 anos, é paraibano de Campina Grande, formado na Universidade de Pernambuco e especializado em Urologia no Rio de Janeiro de onde veio para a cidade de Brasília no início dos anos 60.

Desde aquela época integrou o corpo médico do Hospital de Base do Distrito Federal onde sempre trabalhou e atuou científica e politicamente nos destinos daquela instituição, e onde ocupou vários cargos de diretoria e de chefia.

 Foi um dos fundadores da Unidade de Urologia do 1º HDB há mais de 50 anos, aquele que seria o primeiro e único serviço com esta característica na capital por muito tempo.

Foi um dos criadores da Sociedade Brasileira de Urologia, secção do DF, também há 50 anos, tendo ocupado todas as funções da diretoria por repetidas vezes, firmando a Urologia do DF no cenário médico brasileiro.

Se a urologia de Brasília hoje é respeitada nacionalmente e atrai estudantes de todas as regiões do país, em parte se deve aos esforços do Dr. Eudes , sempre atualizado, líder, atento a todas as evoluções científicas, responsável por inúmeros trabalhos publicados em várias revistas nacionais e internacionais.

Grande parte dos urologistas da nossa cidade e  outros tantos espalhados por este Brasil tiveram a figura do Dr. Eudes como professor e orientador. Sim, porque como pessoa especial além dos ensinamentos científicos, preocupava-se também com a ética, com a seriedade e com o bom desempenho profissional dos seus residentes.

Incansável pelo progresso da Urologia foi um dos criadores da equipe de Transplante Renal do Hospital de Base, e mentor do desdobramento da especialidade em grupos, como o da Urologia Intervencionista, Onco-urologia e Andrologia, etc, o que contribuiu mais ainda para o progresso da especialidade.

Estamos falando de um médico singular que nunca parou de trabalhar até os dias de hoje, durante esses mais de  50 anos. Por exemplo, na penúltima diretoria da AMBr foi um dos responsáveis pelas publicações sobre Música Popular Brasileira. Viajou como delegado da AMBr para várias regiões do país e, no retorno de uma dessas viagens, trouxe a idéia do que hoje é o Museu de Medicina da AMBr.

Intelectual, amante da boa leitura e das artes, principalmente da música, é um instrumentista estudioso, versátil na harmônica, gaita de sopro, que o deleita nas horas vagas.

O doutor Eudes Fernandes de Andrade faz parte do seleto grupo de urologistas pioneiros de Brasília, de respeitosas memórias, como os doutores Rômulo Maroccolo, Miguel Paes de Carvalho e Gilmar Gomes Borges.