cadeira 27

Cadeira 27 - DR. ALFREDO ALBERTO PEREIRA MONTEIRO

(1891-1961)

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1913, quando apresentou a tese Nomenclatura Miológica do Homem e dos Mamíferos Domésticos com o fim de uniformizá-la. Dedicou-se desde os tempos escolares ao estudo de Anatomia. Foi auxiliar voluntário e, depois, monitor de Anatomia Descritiva.

Em 1914, concorreu à docência livre com a tese Duas Anomalias Musculares do Membro Abdominal. Em 1920, publicou, em colaboração com seu mestre, Prof. Benjamim Baptista, o primeiro volume do Manual de Anatomia Humana: Esqueleto e Músculo.

Integrou, sob a chefia de Nabuco de Gouvêa, a Missão Médica Especial, de caráter militar, criada para auxiliar os serviços de assistência médica voltada aos aliados na Primeira Guerra Mundial e enviada à Europa em 1918. Ingressou no posto de capitão e serviu nos hospitais de Paris.

Em 1922, tornou-se professor substituto da Secção de Anatomia e Medicina Operatória na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Ao longo de sua carreira profissional, lecionou Anatomia Humana, Clinica Neurocirúrgica, Anatomia Comparada dos Animais Domésticos, na Escola de Veterinária do Ministério da Agricultura, Clínica Cirúrgica, no Hospital da Cruz Vermelha, e Clínica Cirúrgica Infantil e Ortopedia na Faculdade Fluminense de Medicina.

Foi eleito membro titular da Academia Nacional de Medicina, em 1934, quando apresentou seu trabalho a respeito de craniofaringiomas. Foi Vice-Presidente dessa instituição no período de 1944 a1945 e é o patrono da cadeira 38. É também o patrono da cadeira 31 da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.

Em 1943, incorporou-se à Força Expedicionária Brasileira (FEB). Seguiu para o cenário de operações bélicas na Itália e retornou ileso ao Brasil, após leal cumprimento do seu dever à pátria pela segunda vez.

Fez parte de várias instituições científicas nacionais, como Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, Sociedade de Neurologia e Psiquiatria, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, e internacionais, como Associação dos Anatomistas da França, Sociedade de Anatomia Normal e Patologia da Argentina e Academia Argentina de Cirurgia.

Elaborou e publicou numerosos artigos médicos e apresentou relevantes teses e outras comunicações a várias instituições científicas, como Músculos de Função Apagada ou Nula e sua Representação em Alguns Animais (1920-1921), O Segmento Cecoapendicular, Anatomia do Mediastino Posterior: Via de Acesso (1922), Anatomia dos Timos, O Espaço Lateropelvicoviceral (1925), Técnica Operatória (1932), Técnica Operatória Esquematizada (1933). Faleceu no Rio de Janeiro em 9 de fevereiro de 1961.

(Fonte: Academia Nacional de Medicina, http://anm.org.br/conteudo_view.asp?id=140)