cadeira 39

Cadeira 39 - DR. FRANCISCO VICTOR RODRIGUES

(1905-1972)

Nascido em Catalão, Goiás, em 24 de agosto de 1906, filho de Cristiano Victor e D. Amazília Campos.

Diplomou-se pela Faculdade Nacional de Medicina, Rio de Janeiro, em 1927. Posteriormente, em 1958, participou do programa Eisenhower exchange fellowship para aperfeiçoamento profissional. Teve brilhante desempenho.

Depois de se formar em Medicina, retornou à cidade natal onde clinicou durante alguns anos. Retornou ao Rio de Janeiro em 1933, aplicou-se à área de ginecologia.

Obteve, por concurso de títulos e provas, o cargo de professor titular de Ginecologia da Faculdade Fluminense de Medicina e, mais tarde, o da Faculdade Nacional de Medicina.

Como tese de doutoramento produziu um estudo sobre O Valor do Tratamento Médico da Úlcera do Estômago. Atuou na Maternidade do Hospital São Francisco de Assis, tendo sido o divulgador, no Brasil, da biopsia do endométrio por aspiração. Introduziu, também, a citologia vaginal como método de investigação em ginecologia.

Em 1967, foi eleito secretário executivo da Federação Brasileira da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia. Em 1961, tornou-se membro titular, seção de cirurgia, da Academia Nacional de Medicina. Em consideração ao seu desempenho profissional é também patrono, cadeira 39, da Academia de Medicina de Brasília.

Ajudou a fundar os Anais Brasileiros de Ginecologia ao qual se dedicou por longos anos. Com seu retorno ao Rio, em 1933 publicou numerosos trabalhos sobre temas diversos da ginecologia brasileira.

Em 1969, na Revista Ginecologia Brasileira, o Prof. Victor Rodrigues fez um retrospecto de sua vida, com um balanço dos progressos ou das aquisições de sua especialidade, desde a época em que atingiu efetivamente a cátedra onde se distinguira como titular dos mais eminentes.

Faleceu em 15 de fevereiro de 1972. Entre as homenagens que lhe foram concedidas, importa acrescentar que seu nome foi particularmente lembrado para a nominação Rua Professor Francisco Victor Rodrigues, que está localizada no bairro Setor Central de Catalão, sua cidade natal.

(Fonte: Academia Nacional de Medicina, on-line)