Discurso de saudação aos novos acadêmicos
17 de setembro de 2013


ILUSTRÍSSIMOS MEMBROS QUE COMPÕEM A MESA DESTA SOLENIDADE, QUE A TODOS SAÚDO AO DIRIGIR-ME AO ACAD. PROFº JOSÉ LEITE SARAIVA – PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ACADEMIAS DE MEDICINAS, AUTORIDADES PRESENTES, CONFREIRAS E CONFRADES, SENHORAS E SENHORES.
SINTO-ME HONRADA EM DAR AS BOAS VINDAS, EM NOME DA ACADEMIA DE MEDICINA, AOS SEUS NOVOS INTEGRANTES.
HOJE É UM DIA DE GLÓRIA PARA CADA UM DE VOCÊS. MAS TAMBÉM É UM DIA DE COMPROMISSO. AO ASSUMIREM ESTAS CADEIRAS, ASSUMEM A MISSÃO DE TORNAR ESTA ACADEMIA DE MEDICINA MAIS VIGOROSA.
A QUESTÃO É UMA SÓ: O QUE JUNTOS PODEMOS FAZER PARA CONSTRUIR UMA ACADEMIA QUE ESTEJA À ALTURA DA CAPITAL DO PAÍS - UMA ACADEMIA QUE CUMPRA PLENAMENTE SUA MISSÃO?
PADRE ANTÔNIO VIEIRA, EM UM DE SEUS SEMÕES ESCRITO NO SÉCULO XVII, ENSINA, QUE PARA ATENDER A CONVENIÊNCIA DO BEM COMUM, O OFÍCIO HÁ DE TRANSFORMAR-SE EM NATUREZA, A OBRIGAÇÃO HÁ DE
CONVERTER-SE EM ESSÊNCIA E DEVEM OS HOMENS DEIXAR O QUE SÃO, PARA CHEGAREM A SER O QUE DEVEM. VOCÊS ESTÃO ENTRANDO NESTA INSTITUIÇÃO PELOS RECONHECIDOS MÉRITOS, PARA REALIZAR PROJETOS.
PARA MÁRIO QUINTANA "EXISTE APENAS UMA ÉPOCA DE VIDA DE CADA PESSOA EM QUE É POSSÍVEL SONHAR, FAZER PLANOS E TER ENERGIA SUFICIENTE PARA OS REALIZAR, APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES E TODOS OS OBSTÁCULOS. ESSA IDADE TÃO FUGAZ DE NOSSA VIDA CHAMA-SE PRESENTE, E TEM A DURAÇÃO DO INSTANTE QUE PASSA".
ASSUMAM COM PLENITUDE ESTE COMPROMISSO!
NO SERMÃO DO CONHECIMENTO DE SI MESMO, VIEIRA MEDE A DIMENSÃO DE CADA UM AO AVALIAR SUAS AÇÕES. DAS OBRAS GRANDES OU PEQUENAS, DAS AÇÕES GENEROSAS OU VIS, CADA UM TRAZ NA PRÓPRIA CABEÇA A VERDADEIRA MEDIDA.
A ACADEMIA É LUGAR ONDE SE CULTIVA O DISCERNIMENTO. COMO PROFESSA VIEIRA "NÃO BASTA VER PARA VER; É NECESSÁRIO OLHAR PARA O QUE SE VÊ". COMO O PRÓPRIO VIEIRA ADVERTE, "MAIS FÁCIL É UNIR DISTÂNCIAS QUE CASAR OPINIÕES E ENTENDIMENTOS".AS BATALHAS MAIS INVENCÍVEIS SÃO AS DO ENTENDIMENTO, PORQUE ONDE AS FERIDAS NÃO TIRAM SANGUE NEM A FRAQUEZA SE VÊ PELA COR, NENHUM SÁBIO SE CONFESSA VENCIDO".
SER ACADÊMICO SIGNIFICA CONVIVER ELEGANTEMENTE COM O CONTRADITÓRIO.
PARA MACHADO DE ASSIS, FUNDADOR DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, "É IMPORTANTE GOSTAR DE OLHOS QUE SORRIAM, DE GESTOS QUE SE DESCULPAM, DE TOQUES QUE SABEM CONVERSAR E DE SILÊNCIOS QUE SE DECLARAM".