cabealhoamebpq

 

 

ATIVIDADES DA AMEB DURANTE A PANDEMIA, ANOS 2020-2021

Apresentamos a seguir o demonstrativo das atividades desenvolvidas pela Diretoria Executiva da AMeB de janeiro a dezembro de 2020, a partir dos registros das atas de reunião

 

13/01/2020

1- Curso de História da Medicina, produzido, ministrado e coordenado pela AMeB, dividido nos seguintes tópicos: Arcaica – Grega – Romana – Bizantina – Barroca – Egípcia – Mesopotâmia – Árabe. O Curso deverá ser finalizado no próximo exercício; 2- Celebração dos 50 Anos de criação da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, ficou estabelecido que seriam realizadas articulações com as demais entidades médicas;  3- Eleições para a Diretoria da FBAM acertada para a data de 21/03/2020 na sede da AMBr, entre 09 – 12h e 14 – 17h. 4- Sessão Plenária em 06/03/2020 às 20:00h, no auditório maior da AMBr, dando início ao ano acadêmico, com os seguintes eventos: posse e foto oficial da nova Diretoria; posse do médico Eudes Fernandes de Andrade como “Membro Honorário” da AMeB; lançamento e noite de autógrafos do livro “O Hospital que nós amamos” do Acadêmico Emérito Dr. Hélcio Luiz Miziara; entrega do Prêmio AMeB de Mérito Médico-Cientifico aos Doutores Lenora Gandolfi e Ricardo Pratesi na condição de autores que mais publicaram no ano de 2019.

27/01/2020

1- Curso de História da Medicina, ficou estabelecido que na próxima terça-feira (11/02), às 19:30 h, com a presença do corpo docente, seriam discutidos os tópicos temáticos e elaborada a grade de horários; 2- Abertura do ano acadêmico ocorrerá em 06/03/2020 com a posse da nova Diretoria e foto oficial alusiva. Local, auditório menor da AMBr, às 20:00h. Considerando a formalidade do evento, o Cerimonial estabelece o uso da pelerine. Mantidos os eventos de posse do médico Eudes Fernandes de Andrade como “Membro Honorário” da AMeB; lançamento e noite de autógrafos do livro “O Hospital que nós amamos” do Acadêmico Emérito Dr. Hélcio Luiz Miziara; entrega do Prêmio AMeB de Mérito Médico-Cientifico a ser entregue aos Doutores Lenora Gandolfi e Ricardo Pratesi, pelo Presidente e Vice-Presidente da AMeB; 3- Será enviado o livro comemorativo do 30 anos da  AMeB para a Academia Pernambucana de Medicina; 4- Ficou estabelecida a data da próxima sessão plenária em 31/03/2020, com palestra do Dr. Hélio Angoti. Da mesma forma, ficou também estabelecida a data da sessão plenária em 27/04/2020, com palestra do Dr Leopoldo Santos Neto, apresentando o tema “Médicos santos, santos médicos”; 5- Celebração dos 50 Anos de criação da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, continuando as articulações com as demais entidades médicas e UnB; 6- Eleições para a Diretoria da FBAM acertada para a data de 21/03/2020 na sede da AMBr.

11/02/2020

Curso de História da Medicina, o resgate da História da Medicina e História da Medicina de Brasília. Da reunião foram construídos os seguintes consensos: 1- Todos desejam que o Curso se realize; 2- Todos concordam em um formato que inclua o modo presencial e remoto; 3- Todos se sentem em condições de colaborar. Considerando que cada crédito corresponde a 2h por semana no semestre, ficou a ser definido o número de aulas durante o ano

 

02/03/2020

1- Curso de História da Medicina, estruturado nas referências de Conceito – Sentido – Metodologia – Docentes. Também ficou acertado que o tempo de aula seria estabelecido entre 40’ e 50’; 2- Abertura do ano acadêmico em 06/03/2020 contará com a presença das entidades médicas CRM-DF; AMBr e SIndMédico e ficou acertado que o Acad. Luís Fernando Galvão Salinas conduzirá o Cerimonial. O Prêmio AMeB de Mérito Médico-Cientifico já conta com o Diploma elaborado; 3- Sobre a relação da AMeB com as entidades privadas, ficou estabelecido que o caráter ético dessas relações precisa ser permanentemente preservado; 4- Celebração dos 50 Anos de criação da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, continuando as articulações com as demais entidades médicas e UnB. Ficou também incluída a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, na referência de seu maestro Cláudio Cohen, para a realização de um Concerto de homenagem, nas dependências do Cine Brasília; 5- Ficou agendada a próxima Assembleia seguida de almoço de confraternização em 21/03/2020, na sede da AMBr

16/03/2020

1- Abertura do ano acadêmico em 06/03/2020. Consequente às medidas sanitárias de distanciamento social a partir da eclosão da Pandemia da COVID-19 foram suspensas as solenidades programadas para a AMeB neste período e, da mesma maneira, as eleições da Diretoria da FBAM em 21/03/2020; 2- Curso de História da Medicina, ficou sugerido que fosse constituído por 09 tópicos de 01 hora cada na 3ª ou 5ª feira, ás 20:00 h, com início previsto para 15/05/2020 ou assim que as condições permitirem. A FEPECS ofereceu as instalações e créditos aos estudantes a convite da AMeB. Em continuidade, enviar correspondência à AMBr solicitando a cessão de salas; 3- Foi levantada a necessidade de revisão do Capítulo X do Regimento e do Artigo 25 do Estatuto da AMeB.

26/05/2020

1- Pandemia COVID-19. Sobre a retomada das atividades ordinárias foram realizadas especulações, contudo, a avaliação é de que o cenário é incerto. Constatação da postura dúbia das entidades médicas de âmbito federal. Nível baixo na defesa profissional, fragmentação das ações e ausência de liderança; 2- A AMeB endossou a “Nota de Repúdio” da FEBAM aos Governadores que aceitem profissionais médicos sem prestarem o exame REVALIDA; 3- Os Anais da AMeB com 250 páginas encontram-se prontos e revisados para formatação e colocação no site; 4- Curso de História da Medicina. O cálculo de tempo necessário à divulgação e logística para o início é de 04 semanas. O Programa está montado com os docentes confirmados e aguardando. Indagações sobre o possível início em outubro, com 01 ou 02 aulas ainda este ano, como marco inicial; 5- Informe às confreiras e confrades sobre essas avaliações e a impossibilidade de ver um horizonte neste momento; 6- Almoço com as entidades médicas e avaliação da Pandemia no DF.

16/06/2020

1- Pandemia COVID-19. Encerramento do primeiro semestre e planejamento do segundo semestre do ano. 2- Recesso. Férias da secretária e recesso da AMeB entre 15 e 30/07/2020. 3- Inadimplência. Desenvolver medidas para facilitar a arrecadação das trimestralidades; 4- Curso de História da Medicina. Ficou constatado que a Pandemia não vai terminar agora e até agosto não é possível viabilizar eventos presenciais; 5- 50 Anos da FMUnB. Indagação sobre a possibilidade de as celebrações ocorrerem em novembro próximo.

20/07/2020

1- Pandemia COVID-19. Sem fato novo que estabeleça um novo cenário em curto e médio prazo. 2- Curso de História da Medicina. Avaliação de viabilidade: armazenamento das aulas? O aluguel do site será custeado mediante a cobrança às pessoas? Qual o prazo? 3- Plenária em modo remoto. Custo de aluguel de plataformas e dificuldade dos membros utilizarem o protocolo de comunicação virtual.

03/08/2020

1- Pandemia COVID-19. Segue de forma assistemática mantendo-se a mesma atitude expectante; 2- Curso de História da Medicina. Em compasso de espera e avaliando a possibilidade de fazer parceria com a AMBr, mediante o armazenamento das aulas, cobrança aos não associados que acessarem o conteúdo e revertendo um percentual para a AMeB; 3- 50 Anos da FMUnB. Ainda sem data para as solenidades comemorativas, o Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília permanece em suspenso. O Curso de Museologia da UnB procurou o Presidente da AMeB solicitando que disponibilizasse o texto do livro e propondo a abertura de um Museu na Faculdade de Medicina-UnB; 4- Informes gerais. O Acad. Armando José China Bezerra completou 75 anos de idade e, passando à categoria de Membro Emérito, fez surgir uma nova vaga para Membro Titular. As férias da secretária terminaram junto com o recesso. Secretaria da AMeB funcionando normalmente, sem intercorrências. Restam 02 (dois) membros inadimplentes, devendo a secretaria disponibilizar alternativas de acesso ao pagamento, pois, no mês que se inicia, será emitido novo boleto.

17/08/2020

1- Pandemia COVID-19. Continua sem haver visibilidade quanto ao retorno das atividades presenciais da AMeB. Estimou-se para março/2021 o reinício dessas atividades; 2- Curso de História da Medicina. Da mesma forma, ainda não se vislumbra a possibilidade de início; 3- 50 Anos da FMUnB. Continua sem previsão de data para ocorrerem as solenidades comemorativas. O livro segue em PDF para diagramação e estimou-se em outubro a apresentação para a Diretoria; 4- Informes gerais. A Diretoria da AMeB decidiu não se manifestar quanto às Eleições/2020 para a nova Diretoria da AMB. Por solicitação, a AMeB encaminhará representantes para a Editoria da “Revista Brasília Médica” da AMBr. A AMeB se fará representar na abertura do Congresso Médico da UNIEURO.

31/08/2020

1- Pandemia COVID-19. Ainda não há perspectiva quanto ao retorno das atividades presenciais da AMeB; 2- Curso de História da Medicina. Da mesma forma, ainda não se vislumbra a possibilidade de início; 3- 50 Anos da FMUnB. Mantém-se sem previsão de data para ocorrerem as solenidades comemorativas. A UnB informou sua disponibilidade para divulgação, cessão de espaço e organização para evento alusivo. O livro está pronto e será lançado no Dia do Médico (18/10), via site da AMeB. Aguardando orçamento, em 01 semana, para confecção, em meio físico, de 500 ou 1.000 exemplares. A Diretoria Executiva da AMeB enviará comunicado aos Acadêmicos informando a inviabilidade dos eventos presenciais no corrente ano; 4- Informes gerais. A Diretoria da AMBr ofereceu sala na sede para uso mais frequente.

21/09/2020

1- Pandemia COVID-19. O GDF liberou a realização de eventos. Frente a essa decisão governamental a Diretoria Executiva da AMeB fará uma pesquisa entre os Acadêmicos visando aferir a disponibilidade dos mesmos, para eventos presenciais da AMeB; 2- Curso de História da Medicina. Em compasso de espera até uma maior visibilidade sobre a possibilidade de início; 3- 50 Anos da FMUnB. Mantém-se sem previsão de data para ocorrerem as solenidades comemorativas. Conforme explicitado acima, qualquer decisão está condicionada à disponibilidade dos Acadêmicos para frequentar eventos presenciais. Por oportuno, será contatado o Maestro Cláudio Cohen da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília sobre a disponibilidade em realizar concertos presenciais. A UnB informou sua disponibilidade para elaboração de vídeos, fotos, exposições relacionadas às celebrações. Após o lançamento virtual do livro no Dia do Médico (18/10) e mediante obtenção de financiamento, será disponibilizado 01 exemplar para cada Acadêmico.

07/10/2020

1- Pandemia COVID-19. O resultado da enquete realizada entre os membros da AMeB, resultou na não realização de atividades presenciais. Por conseguinte, a Diretoria Executiva decidiu manter suspensas essas atividades na AMeB até nova avaliação; 2- Curso de História da Medicina. Ainda não há perspectiva quanto ao retorno das atividades presenciais da AMeB; 3- 50 Anos da FMUnB. Por decorrência, continuam suspensas e sem previsão de data para ocorrerem as solenidades comemorativas presenciais. O livro será apresentado aos membros da AMeB por meio de mensagens via WhatsApp e lançado no Dia do Médico (18/10), via site da AMeB. Ficou estabelecida em 300 a quantidade de exemplares para confecção, em meio físico; 4- Informes gerais. A FEBAM informou que a eleição ocorrerá por meio virtual.

28/10/2020

1) Avaliação positiva da participação da AMeB na Sessão Solene no Senado Federal em homenagem ao “Dia do Médico”, em 26/10/20, com a presença das demais entidades médicas do DF. 2) Repercussão positiva do livro comemorativo, “O CINQUENTENÁRIO DE FORMATURA DA 1ª TURMA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA”. O livro chegará a todos os formados e acadêmicos e será distribuído às Academias de Medicina e entidades afins. 3) Avaliação positiva do cenário da Pandemia do COVID-19 com redução dos óbitos e perspectiva de aumento das testagens. 4) A AMeB coordenará o processo eleitoral/2020 da Federação Brasileira das Academias de Medicina (FBAM) em 03/11/2020. Além disso, a AMeB coordenará as Academias da Regional Centro-Oeste. Em continuidade, informou que o débito da AMeB com a FBAM está sendo quitado de forma escalonada. 5) Sobre a inadimplência na AMeB, cientificou que mesma está reduzida a um membro. 6) Sobre realização de Sessões Plenárias, do Curso de História da Medicina e outros projetos, o consenso foi que, para 2021, aguardaremos a consolidação da parceria com a AMBr com vistas à utilização da sua plataforma virtual. 7) Também ficou decidido que em vista das medidas de distanciamento social relacionadas à pandemia do Covid-19 não haverá a tradicional confraternização da AMeB ao final do ano.

18/11/2020

1) O Diretor Financeiro representou a AMeB no almoço mensal das entidades médicas do DF e dessa reunião, informou sobre a perspectiva de recrudescimento da pandemia do Covid-19 no DF e que o HRAN não é o hospital de referência e sim, todos os hospitais do SUS-DF. Informou também sobre a perda de direitos dos médicos por ocasião da aposentadoria e que o SindMédico está agindo quanto a isso. Além disso, também foi debatida a situação de desassistência à população com falta de materiais e profissionais na rede pública de saúde. Ficou decidido que o Senhor Presidente da AMeB faria contato com o Presidente do SindMédico para uma avaliação sobre possíveis iniciativas a tomar. 2) A secretária da AMeB está entregando pessoalmente a cada acadêmico em seu endereço, um exemplar do livro comemorativo dos 50 anos da formatura da 1ª turma da Faculdade de Medicina da UnB. 3) Foi indicado o Acadêmico Sérgio Lincoln de Matos Arruda em substituição ao Acadêmico Carlos Alberto de Assis Viegas quanto a página da AMeB na revista “Médico em Dia” publicada pela AMBr. 4) Também foi noticiado o falecimento do Dr. João Luís Pacini Costa e da esposa do Acadêmico Francisco Pinheiro Rocha, senhora Kilma Pinheiro. 5) Ficou estabelecida a data da próxima reunião em 07/12/20.

03/12/2020

1) Relatório de final de exercício-2020 da Tesouraria. O Diretor Financeiro fez uso da palavra e informou que a AMeB encerrou a conta no Banco do Brasil e migrou para o SICOOB. Da mesma forma, informou que a AMeB se encontra com R$52.000,00 (cinquenta e dois mil reais) no fundo de reserva e R$20.000,00 (vinte mil reais) em conta corrente na referida instituição financeira; 2) Reunião com o Presidente do SindMédico-DF. O Presidente da AMeB informou que em reunião, o Presidente do SindMédico-DF se dispôs a apoiar qualquer iniciativa da AMeB no sentido da defesa da saúde, da profissão e da categoria. Colocou à disposição a estrutura da instituição se necessário, ponderando que o momento é de incertezas quanto ao andamento da pandemia.  Foi consonante entre os presentes que esse posicionamento isolado não iria repercutir e que correríamos o risco de ficarmos isolados. Dessa forma, seria mais adequado aguardar, buscando ter mais visibilidade do contexto, para tomar qualquer iniciativa. Contudo, foi consenso que a AMeB emitirá uma NOTA de final de ano emitindo uma avaliação crítica; 3) O Presidente da AMeB informou que após o recente falecimento do Dr. Jofran Frejat, o quadro de Membros Honorários da AMeB ficou restrito ao Dr. Eudes Fernandes de Andrade que ainda não tomou posse; 4) O Diretor Científico informou sobre a aceitação do Acadêmico Sérgio Lincoln de Matos Arruda quanto a assumir a página da AMeB na revista “Médico em Dia” publicada pela AMBr. 5) Coube também destacar a inclusão do Acadêmico Pedro Luiz Tauil na lista dos 100 cientistas mais influentes do mundo, em levantamento da Universidade de Stanford, Califórnia, USA; 6) Nos informes gerais consta também a notícia da posse do Dr. Vicente Herculano (MT) como Presidente da Federação Brasileira das Academias de Medicina (FBAM) e o andamento satisfatório das negociações para regularização das pendências da AMeB frente à mesma. O Acadêmico Osório Luís Rangel de Almeida, 1º Secretário, comentou sobre a duração da imunidade das vacinas e que a desativação dos hospitais de campanha refletiu a ilusão de que a pandemia havia terminado. Ficou também estabelecido que a próxima reunião da Diretoria seria em meados de janeiro/2021, consoante data a ser informada.

Apresentamos a seguir o demonstrativo das atividades desenvolvidas pela Diretoria Executiva da AMeB de janeiro até 14 de outubro de 2021, a partir dos registros das atas de reunião

 

20/01/2021

1) Reunião-almoço com as Entidades Médicas em 27/01/2021. O Presidente da AMeB informou sobre a necessidade de colocar de forma clara a relação de natureza institucional com a AMBr e, por conseguinte, com as demais entidades, ressaltado a identidade, a independência de cada uma e a união de todas cuidando dos interesses do trabalho, da profissão, da ciência e da história da Medicina. O Vice-Presidente e o Diretor Científico representarão a AMeB no referido encontro; 2) O Diretor Científico fez um relato do planejamento da AMBr e da inauguração de um canal na Internet, com a perspectiva de viabilizar o “Curso de História da Medicina”. Continuando, informou que encontra-se em andamento o planejamento da revista “Além do Consultório”, cujo foco se voltará para uma temática variada como gastronomia, enologia, esportes, turismo e assuntos que possam acrescentar lazer ao associado da AMBr.  Foi discutida a questão do patrocínio ficando consensuado que, como as demais colaborações, este poderia acontecer dentro dos princípios éticos que regem a nossa entidade. 3) Ainda em continuidade, o Diretor Científico confirmou o aceite do Acad. Sérgio Arruda quanto a assumir a coluna da AMeB na revista “Médico em Dia” da AMBr. Da mesma forma foi louvada a participação do Acad. Eduardo Vasconcelos no Protocolo de Pesquisa da vacina para o COVID-19 em desenvolvimento pelo Laboratório Janssen.  4) O Diretor Financeiro fez uso da palavra e informou que a AMeB se encontra com saldo positivo na conta bancária do SICOOP e financeiramente estável.

08/02/2021

1) Com vistas à inclusão de todos os médicos do DF nas prioridades da vacinação contra a COVID-19, foi realizada em 04/02/2021, por meio virtual, reunião das entidades médicas com o Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto. Também estavam presentes o Secretário Adjunto de Assistência à Saúde Petrus Barron Sanchez e o Subsecretário de Atenção à Saúde Alexandre Garcia. Em continuidade, foi elaborada e divulgada uma nota conjunta no dia seguinte; 2) O Presidente da AMBr, Dr. Ognev Cosac, prestou homenagem à AMeB devendo ser encaminhado ofício de agradecimento àquela entidade; 3) O Vice-presidente da AMeB representará a entidade na reunião-almoço com as demais entidades médicas do DF, quando solicitará ao CRM-DF o encaminhamento de ofício à SES-DF visando o planejamento da vacinação para COVID-19, cabendo à AMeB coordenar a reunião; 4) A revista “Médico em Dia” da AMBr publicou notícia dos “50 Anos da primeira turma de médicos da UnB”, incluindo o lançamento do livro alusivo a essa efeméride, produzido pela AMeB; 5) Ficou decidido que a AMeB não promoverá reuniões presenciais enquanto seus membros não se vacinarem contra à COVID-19. Dessa maneira, considerando os custos e a complexidade da operação de uma plataforma digital, continuará consolidando a parceria com a AMBr com vistas à futura utilização do Canal dessa entidade no YouTube.

03/03/2021

1) Nota do CRM-DF sobre o “lockdown”. Foi consenso entre os presentes que essa manifestação tomou a todos de surpresa e pôs em risco a construção do relacionamento solidário entre as entidades médicas do DF. Além disso, gerou para a AMeB, em especial para o Presidente, uma forte demanda dos Acadêmicos por um posicionamento que fizesse frente a tal manifestação. Também foi consensual que a Nota da AMeB, colocou, de maneira sóbria e clara, o posicionamento da nossa instituição e que tal assunto estava superado; 2) Em seguida o Sr. Presidente noticiou que tem recebido manifestações de parabéns oriundas de várias Academias de Medicina do país sobre as publicações dos livros do “30 anos da AMeB” e “O Cinquentenário  de formatura da 1ª turma de Medicina da UnB”; 3) Em continuidade, o Sr. Presidente noticiou a emissão de Nota de Solidariedade à Academia Pernambucana de Medicina frente à demanda da UFPE por pagamento de aluguel do prédio ocupado pela mesma; 4) Em continuidade, foi noticiada a reunião das entidades médicas do DF com o Deputado Distrital Jorge Vianna, sobre o PL1248/2020, que trata da alteração de cobrança de honorários médicos. Dessa reunião, restou pactuada a retirada desse projeto, por parte do referido parlamentar; 5) Relatório do 1º secretário, acad. Osório Luís Rangel de Almeida, que representou a AMeB junto às entidades médicas do DF em reunião no SindMédico-DF a propósito da questão do Iges-DF. Enquanto dados de análise de conjuntura, tem-se que 80% do orçamento é  gasto com folha de pagamento; quanto aos salários do Iges-DF, 2.500 servidores estatutários custam o mesmo que 6.000 servidores celetistas; apresentando um quantitativo maior, os servidores da enfermagem e técnicos administrativos são mais relevantes no custeio que o contingente dos médicos; as listas de devolução dos profissionais serão feitas em conjunto com as chefias e os RTs de cada especialidade e serão publicadas gradualmente; haverá também revisão e correção de serviços superdimensionados, que apresentem escalas questionáveis e procedimentos que podem ser e são feitos em outras unidades da SES; o Sindicato orienta que só deve preencher o questionário quem quiser sair do hospital; No encerramento da reunião com os representantes do Iges-DF/SES  e SES/DF foi perguntado ainda se  existe uma previsão para saída das listas dos devolvidos. Em resposta, foi informado que os médicos serão os últimos, que o processo será iniciado pela enfermagem e técnicos administrativos e que a previsão é de dias a meses, havendo necessidade de justificativas quanto à importância da permanência. Além disso, os responsáveis deverão ter justificativas plausíveis, deixando bem claras as funções, tanto as individuais quanto as complexas e de difícil reposição. Finalizando foi enfatizada a necessidade das entidades médicas, juntas, manterem-se focadas para solução deste imenso problema. 6) A AMeB perde o confrade Jair Evangelista da Rocha para a Covid-19.

07/04/2021

1) Concurso para escolher o nome da escultura em homenagem aos médicos na luta contra a COVID-19: por unanimidade foram indicados a Acadêmica Alba Mirindiba Bomfim Palmeira e o Acadêmico Armando José China Bezerra para representarem a AMeB neste certame; 2) Foi colocada a discussão sobre, quais seriam as prioridades da AMeB em a perspectiva do retorno à normalidade, superada a crise sanitária? Restou como consenso a seguinte pauta: - Entrega do Premio de Mérito Científico aos Doutores Ricardo Pratesi e Lenora Gandolfi; - Seleção dos candidatos a ocupar duas cadeiras para Membros Titular da AMeB. Frente à situação da Pandemia com adoecimento de membros da AMeB, foi avaliado que não existem condições de segurança que viabilizem o processo seletivo, devendo ser retomada essa discussão em agosto próximo, da AMeB. Da mesma forma, também no mês de agosto, com consulta a todos os membros, será avaliada a possibilidade de retorno às sessões plenárias; - Eleições da Diretoria AMeB para o período 2022-2023, ficou estabelecido que no próximo mês de setembro será composta a Comissão Eleitoral que ira conduzir o sufrágio; - Reformulação dos critérios para seleção ao Prêmio do Mérito Científico da AMeB no ano de 2022, encontra-se em andamento.  Finalizando, foi enfatizado que a AMeB continua realizando gestões, junto com as demais entidades médicas, para juntas, buscarem as melhores alternativas neste momento inusual da saúde da população.

19/05/2021

1) Lançamento do livro “O Hospital que nós amamos” de autoria do Acadêmico HÉLCIO LUIZ MIZIARA, dedicado a AMeB. A AMeB estaria disposta a contar a história de Brasília de acordo com a narrativa de que a fez, os Acadêmicos Eméritos. Neste sentido, o Acadêmico Edno Magalhães enviou um texto com histórias que considera importantes, para edição do Acadêmico Marcus Vinicius e revisão final do autor. 2) Elaborar um documento sobre as atividades da AMeB durante a Pandemia, baseado nas ATAS DOS ANOS DE 2020-2021; 3) Premiar os homenageados na reunião do fim de ano; 4) O resultado do júri, com a participação da AMeB, representada pela Acadêmica Alba Mirindiba Bomfim Palmeira e pelo Acadêmico Armando José China Bezerra, selecionou a denominação “O LEGADO DA CORAGEM” para homenagear a luta dos médicos frente à COVID-19.

 

09/06/2021

1) Elaboração de um apanhado resumido da atuação de cada setor da Diretoria Executiva da AMeB, com base no relatório das atividades; 2) Confirmação da baixa a pedido do Dr. João Batista Monteiro Tajra do corpo da AMeB; 3) Início do debate sobre o retorno às reuniões presenciais de Diretoria Executiva da AMeB.

07/07/2021

1) Indicação do Acad. Sergio Lincoln de Matos Arruda para representante da AMeB na Comissão Parlamentar das entidades médicas visando o acompanhamento de projetos referentes a atividades médicas junto à CLDF; 2) Quitação das pendências relativas às contribuições e confirmação da AMeB como representante da região Centro-Oeste junto à Federação Brasileira das Academias de Medicina (FBAM); 3) Frente ao cenário pandêmico, ficou estabelecida a continuidade do acompanhamento da evolução das variantes do SARS-COV-2 e da vacinação brasileira, estabelecendo o parâmetro mínimo de 70% de cobertura vacinal da população para avaliar o retorno às atividades presenciais da AMeB. 4) A AMeB perde seu fundador, o Acad. Antônio Márcio Junqueira Lisboa. Morre também o confrade José Carlos Quinaglia, vitimado pela Covid 19. 

12/08/2021

1) Discussão sobre a Programação da AMeB no 2º semestre; 2) Participação do Presidente da AMeB em evento na UNIEURO em 12/08/2021 e, por solicitação dos estudantes, estender às demais Faculdades de Medicina do DF a realização de eventos semelhantes para divulgação do significado e propósitos da entidade; 3) Inclusão no site da AMeB de textos elaborados pelos acadêmicos, relatando de suas memórias a história da Medicina do DF. 4) O Curso sobre a História da Medicina elaborado pela AMeB encontra-se aguardando as condições para sua implementação; 5) Atendendo aos dispositivos regimentais da AMeB, ficou estabelecido o mês de setembro para dar início ao processo eleitoral visando o próximo biênio.

01/09/2021

1) A Acadêmica Izelda Maria Carvalho Costa comunicou o seu desligamento dos quadros da AMeB; 2) Falecimento do Acadêmico Geraldo Secunho e comunicação da viúva sobre a doação do acervo da sua biblioteca à AMeB. 3) Início do processo eleitoral com vistas ao biênio 2022-2023 e composição da Comissão eleitoral. Divulgação do Edital das Eleições em 06/09/2021; apresentação de Chapas até quinze dias após essa divulgação e eleições na primeira semana de outubro/2021.  4) Discussão sobre a Programação da AMeB no final do corrente ano, considerando as medidas de distanciamento social determinadas pela pandemia da COVID-19. a) Assembleia Geral para posse e foto oficial da atual Diretoria Executiva; homologação da Chapa vencedora para o biênio 2022-2023, ficando a posse da nova Diretoria Executiva para o início do ano acadêmico de 2022; jantar de confraternização do ano corrente em local a ser escolhido com posse do médico Eudes Fernandes de Andrade como “Membro Honorário” da AMeB, lançamento e noite de autógrafos do livro “O Hospital que nós amamos” do Acadêmico Emérito Dr. Hélcio Luiz Miziara e entrega do Prêmio AMeB de Mérito Médico-Cientifico aos Doutores Lenora Gandolfi e Ricardo Pratesi na condição de autores que mais publicaram no ano de 2019.

29/09/2021

1) Convocar a Assembleia Geral Ordinária em 19/10/2021 para posse da atual Diretoria Executiva e homologação da Chapa vencedora; 2) A transmissão da Diretoria Executiva para o biênio 2022-2023 acontecerá no início do ano acadêmico de 2022. 3) Em 26/11/2021, em local a ser escolhido, ocorrerá a Sessão Solene seguida de jantar de confraternização, incluindo convidados das Entidades Médicas. Nesse evento será empossado como “Membro Honorário” da AMeB o médico Eudes Fernandes de Andrade, será entregue o Prêmio AMeB de Mérito Médico-Cientifico aos Doutores Lenora Gandolfi e Ricardo Pratesi e será lançado, em noite de autógrafos, o livro “O Hospital que nós amamos” do Acadêmico Emérito Dr. Hélcio Luiz Miziara. 4) Falecimento do Acadêmico Mario Pedro dos Santos, lamentado por todos.   

14/10/2021

1) O Acadêmico Emérito Dr. Hélcio Luiz Miziara declinou do lançamento do livro “O Hospital que nós amamos”. Além disso, os vencedores do Prêmio AMeB de Mérito Médico-Cientifico, Doutores Lenora Gandolfi e Ricardo Pratesi, em razão da epidemia da COVID-19, informaram o não comparecimento à solenidade de entrega do referido laurel, devendo o mesmo ser entregue pessoalmente.  2) Confirmada a Assembleia Geral Ordinária em 19/10/2021 para homologação da Chapa vencedora à Diretoria Executiva da AMeB, biênio 2021-2023; apresentação do Relatório de Gestão 2021 da Diretoria da AMeB; passagem do Acadêmico Armando China Bezerra para o grau de Emérito e homenagem póstuma aos Acadêmicos falecidos neste período. 3) Conforme a praxe, a transmissão da Diretoria Executiva para o biênio 2022-2023 acontecerá no início do ano acadêmico de 2022. 4) Sessão Solene seguida de jantar de confraternização, incluindo convidados das Entidades Médicas, em 26/11/2021, em local a ser escolhido. Nesse evento, será empossado como “Membro Honorário” da AMeB o médico Eudes Fernandes de Andrade.

 

 

Acad. Marcus Vinicius Ramos                  Acad. Augusto Cesar de Farias Costa

Presidente                                                Secretário Geral