PALAVRAS DO ACADÊMICO JOSÉ LEITE SARAIVA – PRESIDENTE DA ACADEMIA DE MEDICINA DE BRASÍLIA – AMeB,

PROFERIDA NO DIA 03 DE ABRIL DE 2012 NA SESSÃO SOLENE DE POSSE DA DIRETORIA BIÊNIO 2012 – 2014,

NO AUDITÓRIO DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA – CFM .

 

AUTORIDADES PRESENTES, SENHORAS E SENHORES ACADÊMICOS, MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES.

DILETA PRESIDENTE ACADÊMICA JANICE MAGALHÃES LAMAS, PREZADOS ACADÊMICOS DA DIRETORIA RECEM EMPOSSADA.

ESTA NOITE, SENHORA PRESIDENTE, VIVEMOS UM MOMENTO DE JÚBILO E INTENSA ALEGRIA PELA VOSSA PRESENÇA COMO TIMONEIRA DA NOSSA VENERÁVEL ACADEMIA.

DAÍ PORQUE, DISTINGUI DOIS MOMENTOS PARA PROFERIR PALAVRAS SOBRE A MINHA DESPIDIDA COMO PRESIDENTE DA ACADEMIA DE MEDICINA DE BRASÍLIA EM DOIS MANDATOS CONSECUTIVOS.

NO PRIMEIRO, UMA APRESENTAÇÃO REGIMENTAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS ATIVIDADES DO BIÊNIO 2010 – 2012 (1º TRIMESTRE) E UM RELATÓRIO GERAL COM LIVRO DIÁRIO RAZÃO DOS DOIS MANDATOS: 2008 – 2009 – 2010 – 2011 – 2012 (1º TRIMESTRE), EM REUNIÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 30/3/2012, APROVADA POR UNANIMIDADE PELAS CONFREIRAS E CONFRADES PRESENTES.

ASSIM SENDO, PRIVAMOS OS ILUSTRES CONVIDADOS DE UM INCÔMODO DESNECESSÁRIO.

O SEGUNDO MOMENTO, O DESTE ATO SOLENE, DIZ RESPEITO A UMA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO, DE ALEGRIA E DESEJO DE PROSPERIDADE PARA A ACADEMIA.

SENHORAS E SENHORES, SEM ENTRAR À INFINDÁVEL DISCUSSÃO MITOLÓGICA, É SENSATO ACREDITAR – CREIO EU – À IDÉIA DE ACADEMIA DE MEDICINA O CONTORNO DA ILUSTRAÇÃO SIMBÓLICA DE UMA SITUAÇÃO HUMANA CONSIDERADA EXEMPLAR PARA UM DETERMINADO GRUPO.

A ACADEMIA COMO ENTIDADE, É UMA IMAGEM – FORÇA  QUE PERDUROU.

A PRESERVAÇÃO DA MEDICINA, O ESTÍMULO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, CULTURAL, EDUCACIONAL, HISTÓRICO, SÃO OBJETIVOS QUE JUSTIFICAM A EXISTÊNCIA DE UMA ACADEMIA DE MEDICINA.

 

NÃO SE TRATANDO DE CLUBE FECHADO OU ASSOCIAÇÃO PRIVATIVA, A ACADEMIA NÃO SE PODE ISOLAR DO PÚBLICO.

SENDO UMA INSTITUIÇÃO ONDE TEMAS MÉDICOS CIENTÍFICOS E DE POLÍTICAS PÚBLICAS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MÉDICA, DA CULTURA, DA PESQUISA E DA HISTÓRIA SÃO TRATADOS E IDÉIAS DEBATIDAS, A CONVIVÊNCIA ENTRE OS ACADÊMICOS DEVERIA PAUTAR-SE SEMPRE PELO DIÁLOGO RESPEITOSO, AINDA QUE ALGUMAS VEZES EM POSIÇÕES OPOSTAS.

PATRIMÔNIO CIENTÍFICO, EDUCACIONAL E CULTURAL DO DISTRITO FEDERAL, SÍMBOLO EXPRESSIVO DE INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE, A ACADEMIA DE MEDICINA DE BRASÍLIA MERECE TER O APOIO DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL, O RESPEITO E A ESTIMA DO CIDADÃO.

A ACADEMIA DE MEDICINA É INSTITUIÇÃO ACIMA DAS PAIXÕES, DOS ATROPELOS, DOS ÓDIOS, DAS CÓLERAS, DAS PREFERÊNCIAS E DA CULTURA DO “EU”.

A MEDICINA, QUE AS GERAÇÕES CONSTRUIRAM COM PRECISÃO NOTÁVEL, É MONUMENTO QUE DEVEMOS PRESERVAR. É OBRA DA HUMANIDADE. RECEBEMOS E DEVEMOS NOS ESFORÇAR PARA ASSEGURAR E APRIMORAR SEUS VALORES.

A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NÃO PODE SE DISTANCIAR DO SENTIDO ÉTICO-HUMANISTA DA ATIVIDADE FIM, DE SUAS ORIGENS E DE SUAS FINALIDADES.

O PENSAMENTO MÉDICO ACADÊMICO PRECISA CHEGAR LÁ FORA, COM ENDEREÇOS DEFINIDOS, EXTERNANDO O INCONFORMISMO, A INQUIETAÇÃO E DESESPERANÇA DE MUITOS. É IMPORTANTE REVELAR AS PROPOSTAS DE EQUACIONAMENTO QUE AS ACADEMIAS POSSUEM. É LUGAR COMUM AFIRMAR QUE VIVEMOS EM UMA ÉPOCA DE DIVISÃO, DE FRAGMENTAÇÃO, DE CONFLITO, DE OPOSIÇÃO, DE CONTESTAÇÃO, DE ATOMIZAÇÃO SEM FREIOS NEM CONTROLE. SE EXAMINARMOS MAIS DE PERTO O QUE SE PASSA EM NOSSO MUNDO ATUAL, SOMOS OBRIGADOS A CONSTATAR QUE ESTE LUGAR COMUM É UM FATO QUE PENETRA NÃO APENAS NOSSA VIDA EXTERIOR, MAS TAMBÉM NOSSO MUNDO INTERIOR. EM TODA PARTE, ENCONTRAMOS A SEPARATIVIDADE.

SENHORA PRESIDENTE, AO LONGO DA HISTÓRIA, A MULHER TEM CONSEGUIDO ALGUNS ESPAÇOS DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A SUA PARTICIPAÇÃO NO MUNDO POLÍTICO. NÃO UM MUNDO POLÍTICO DE PARTIDARISMO MESQUINHO, TAL COMO ACONTECE COM AQUELES QUE LUTAM PARA TOMAR O PODER, MAS PARA PODER OUVIR E SER OUVIDO. O DIREITO DA MULHER COMO SER HUMANO DEVE SER SAGRADO, PARA QUE O MUNDO PRODIGA E AVANCE DENTRO DOS PRINCÍPIOS DE EQUIDADE, DE PERSEVERANÇA E DE AMOR, POIS, UMA VIDA COM ATRITOS, COM PELEJAS E DITADURA, NÃO PODE PROGREDIR DE MANEIRA QUE PROPORCIONE A TODOS OS SERES VIVENTES, UM BEM- ESTAR PARA TODOS OS ANIMAIS RACIONAIS DO PLANETA TERRA.

A NOSSA GESTÃO, DENTRE OUTRAS CONQUISTAS, REGOGIZA-SE POR TER ESTIMULADO PELA MERITROCACIA, O INGRESSO DA MULHER DE ALTO VALOR PROFISSIONAL, CIENTÍFICO E CULTURAL NESTA ACADEMIA, EM NÚMERO SIGNIFICATIVO A  EXISTENTE.

COM ESTA ASSERTIVA, A DIRETORIA EXECUTIVA DA ACADEMIA DE MEDICINA DE BRASÍLIA DA GESTÃO FINDA, OUSOU EM LANÇAR PELA PRIMEIRA VEZ UMA CANDIDATA À PRESIDÊNCIA DA ACADEMIA ENCABEÇANDO VOSSA SENHORIA, A CHAPA RENOVAR PARA AVANÇAR.

LOUVAMOS A SUA ASCENÇÃO AO CARGO DE PRESIDENTE DA ACADEMIA DE MEDICINA DE BRASÍLIA, COM ALEGRIA E VOTOS DE SUCESSOS À FRENTE DESTE SODALÍCIO.

ESTAREI AO SEU LADO PARA COLABORAR, INDEPENDENTEMENTE DE CARGO; COMO MEMBRO TITULAR DA ACADEMIA, MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO E DE PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ACADEMIAS DE MEDICINA.

ANTES DE FINALIZAR QUERO FAZER MEUS AGRADECIMENTOS A TODAS AS CONFREIRAS E CONFRADES PELA COLABORAÇÃO PRESTADA À NOSSA GESTÃO, EM ESPECIAL AOS MEMBROS DA DIRETORIA EXECUTIVA NAS PESSOAS DOS ACADÊMICOS JOSÉ PARANAGUÁ DE SANTANA, FRANCISCO FLORIPE GINANI, MARCUS VINÍCIUS RAMOS E LUIZ FERNANDO GALVÃO SALINAS; AOS MEMBROS DO CONSELHO FISCAL, ACADÊMICOS: RUY BAYMA ARCHER DA SILVA, ANTÔNIO MÁRCIO JUNQUEIRA LISBOA, ELIAS TAVARES DE ARAUJO E O CONTADOR FRANCISCO LÚCIO GOMES.

REGISTRO AINDA, MEUS AGRADECIMENTOS AO SINDICATO DOS MÉDICOS DO DISTRITO FEDERAL, NA PESSOA DO SEU PRESIDENTE ACADÊMICO MARCOS GUTEMBERG F. DA COSTA E AO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, NA PESSOA DE SEU PRESIDENTE ACADÊMICO ROBERTO LUIZ D’AVILA, PELO APOIO INDISPENSÁVEL À ACADEMIA.

FINALIZANDO, QUANTO A MIM, ESTOU COM A CONSCIÊNCIA TRANQUILA DO DEVER CUMPRIDO; APROXIMA-SE O MOMENTO DE MINHA DESPEDIDA DO CARGO HONROSO DE PRESIDENTE. COMBATI O BOM COMBATE, CONCLUI A CORRIDA, GUARDEI A FÉ. AGORA ESTÁ RESERVADO PARA MIM O JULGAMENTO DAS SENHORAS E DOS SENHORES ACADÊMICOS, DA MINHA PASSAGEM NO PERÍODO DO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA.

MUITO OBRIGADO!