PALESTRA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE GESTÃO, TECNOLOGIA, INSUMOS E

RECURSOS HUMANOS NA SAÚDE

(Sessão Plenária ocorrida em 13/11/2012)

 

INTRODUÇÃO

 

 O Planejamento Estratégico de Gestão, Tecnologia, Insumos e Recursos Humanos na Saúde exige não apenas administrar a situação atual em curto prazo, mas planejar o futuro com políticas no médio e longo prazo.

 Na sessão plenária sobre Planejamento Estratégico de Gestão, Tecnologia, Insumos e Recursos Humanos na Saúde, realizada em 13-11-2012, na Academia de Medicina de Brasília, o Secretário-Adjunto da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Dr Elias Fernando Miziara, fez uma explanação sobre a Saúde Pública no Distrito Federal para o período de 2012–2015, cujo planejamento assenta-se em três pilares: (1) atenção à saúde, com foco na qualidade de vida e promoção à saúde dos cidadãos; (2) qualificação da gestão e (3) melhora da infraestrutura e tecnologia, com ampliação do acesso aos serviços de saúde.

 O Distrito Federal, por apresentar vantagens no sistema de saúde em relação ao Entorno, tem criado um fluxo migratório que sobrecarrega o setor. Essa dinâmica demográfica, apoiada na oferta de moradias para famílias de baixa renda sem imóveis próprios, feita por governos anteriores, é atualmente reforçada pelo padrão de acumulação de capital em Brasília e a expansão do setor de serviços.


 Promover a saúde implica, portanto, ampla abordagem dos setores e ações sobre os determinantes da saúde – sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais. A maior parte das doenças é consequência das condições em que as pessoas nascem, vivem, trabalham e envelhecem. Assim, cabe aos gestores da saúde interagir com todos os setores da sociedade e dos órgãos governamentais para assegurar que as políticas e as ações de outros setores possam melhorar a área da saúde.

 

 *Leia este debate na íntegra nos Anais 2012-2013 página 223