Jofran Frejat

 Antes de falar especificamente de Brasília, é preciso falar um pouco da evolução dos sistemas de saúde do mundo para termos uma ideia de como chegamos aqui.

 As coisas começaram a ter uma organização sistematizada há mais de 100 anos, com a industrialização da Alemanha, quando foram criados os primeiros sistemas previdenciários, que passaram a atender a população. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, percebeu-se a necessidade de dar amparo àquelas pessoas que estavam sem nenhum atendimento previdenciário e de saúde. Eram pessoas que iam ao hospital quando tinham dinheiro. E quando não tinham, não havia possibilidade. 

 No Brasil, não foi diferente. A partir de 1929 foram criadas as caixas de Previdência Social com os institutos (os IAPB, IAPC e Iapi ), cujo excedente de receita acabava sendo transformado em recursos para a saúde. Havia uma resistência grande dentro da Previdência em transferir esses recursos para a saúde. Na época da Segunda Guerra Mundial, a orientação no Brasil era no sentido do saneamento básico.

 

*Leia esta palestra na íntegra nos Anais 1989-201página 44