PALESTRA:
OS 200 ANOS DE CHARLES DARWIN E A EVOLUÇÃO NATURAL
(Sessão Plenária ocorrida em 24/5/2011)

 

PALESTRANTE:
Acadêmico Edmundo Machado Ferraz (Academia Pernambucana de Medicina): Professor de Cirurgia da Universidade Federal de Pernambuco.

 

 Charles Robert Darwin (1809-1882) é hoje considerado um dos quatro cientistas mais importantes da história da humanidade. Em 2009, foram celebrados no mundo inteiro os 200 anos de seu nascimento e 150 anos da publicação de sua mais importante contribuição, o livro “A Origem das Espécies” (The Origen of Species). Esse livro marcou uma dramática modificação no pensamento científico a partir de sua publicação. Publicado nos seus 50 anos, Darwin, com uma grande maturidade e experiência, lançou a Teoria da Evolução baseada na interpretação de seus achados para a compreensão da história da humanidade. A seleção natural é considerada por Richard Dawkins (A Devil’s Chaplain, 2003), a ideia mais revolucionária da história da ciência.

 A longa viagem realizada no navio Beagle com curta permanência nas Ilhas Galápagos (1831-1836) gerou sua posterior formulação da teoria da evolução. “O mistério dos mistérios: o surgimento de novos seres na terra” e suas explicações como as espécies mudam ou evoluem, o tornaram o mais polêmico cientista de todos os tempos, atingindo essa controvérsia, os dias atuais, desafiando, também, os pensadores de todos os credos religiosos até o presente momento. O tempo e a evolução têm confirmado a grande maioria da sua contribuição, como ocorreu com Galileu Galilei, Isaac Newton, Einstein e Watson e Crick.

 

 

*Leia esta palestra na íntegra nos Anais 2010-201página 43