PALESTRA:
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O BRASIL
(Sessão Plenária ocorrida em 14/09/2010)

 

PALESTRANTE:
Doutora Maria do Patrocínio Tenório Nunes: Secretária-Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério de Educação – MEC.

 

 O Presidente da Academia de Medicina de Brasília, Acadêmico José Leite Saraiva abriu a sessão lamentando a ausência dos residentes, em greve nacional por melhores condições de trabalho, passando em seguida a palavra à Doutora Maria do Patrocínio Tenório Nunes, que deu início à sua palestra citando a Lei nº 6.932, de 7/7/1981, que criou a Residência Médica – RM, e determinou que o treinamento dos residentes se caracterizasse por treinamento em serviço, sob orientação de profissionais médicos de elevada qualificação técnica e ética. A RM estaria articulada à graduação e ao mundo do trabalho, por meio de diretrizes curriculares e das necessidades das políticas de saúde.

 

 A Doutora Maria do Patrocínio afi rmou que a RM precisa da participação ativa de todos para sua regulação e fiscalização, pois sua missão precípua é melhorar o cuidado em saúde, que deve ser feita via defi nição de fontes de fi nanciamento, avaliação local dos serviços e suporte à fi gura do preceptor. Argumentou que o gráfico de distribuição das vagas oferecidas, hoje, se superpõe ao da distribuição dos médicos nas diversas regiões do País, inferindo que o programa de RM é um importante fator de fixação do médico. Contudo, acrescentou que tal fato também reproduz a preferência dos residentes pelas diversas especialidades, privilegiando-as em detrimento do treinamento nas grandes áreas.

 

*Leia esta palestra na íntegra nos Anais 2010-201página 33