Sessão Plenária de 28 de junho de 2016

A Aposentaria Tem Futuro?

Dr. Renato Maia. A aposentadoria é uma questão que tem de obedecer a parâmetros técnicos, porque, caso contrário, se torna inviável. O mundo tem mostrado isso. A inviabilidade, devido a políticas equivocadas de governos quanto à aposentadoria, não é algo fácil de mudar. Sabemos que, no governo Sarkozy, na França, o poder executivo resolveu aumentar a idade para aposentadoria e praticamente a França foi colocada em cheque. Ninguém admitia aquilo.

Aqui, no Brasil, as discussões já começaram. Primeiro, ninguém quer perder regalias. Segundo, todo o mundo acha que a aposentadoria é um saco sem fundo, que, quando se aposenta, o dinheiro vai aparecer. Mas não vai. O dinheiro da aposentadoria é o dinheiro da sociedade. Não há outra fonte. É a sociedade que paga.

Então, temos que ter uma política de aposentadoria com que a sociedade possa arcar. Não é só hoje. Temos que olhar para o futuro, para a solidariedade, porque não podemos hoje esgotar nossos recursos de aposentadoria. O que vai sobrar para quem se aposentar daqui a vinte anos? Tudo isso tem que estar em mente.

Temos aqui hoje dois convidados ilustres para discutirmos este assunto. Primeiro, Dra. Ana Amélia Camarano de Melo Moreira, geriatra, que tem se dedicado à demografia. No Brasil, é a pessoa mais envolvida com a demografia e com as questões relativas ao envelhecimento.

O envelhecimento é um evento extremamente importante, mais rápido no Brasil, e eu diria até mais desconhecido. A maior parte das pessoas desconhece o número real do que seja envelhecimento. Inclusive os políticos, e estes vão decidir sobre aposentadoria.

Também hoje vai abrilhantar esta reunião o professor Maurício Gomes Pereira, professor emérito da Universidade de Brasília. Certamente, é um dos maiores epidemiologistas do Brasil e, seguramente, é autor do livro mais conceituado na área de epidemiologia no País.

Vou, então, convidar Dra. Ana Amélia Camarano, que terá quarenta minutos para discursar sobre seu assunto. A seguir, como fechamento, o professor Maurício Gomes Pereira terá quinze minutos para suas considerações quanto ao tema. Em seguida, abriremos a discussão para todos nós. Convido, então, Dra. Ana Amélia Camarano para fazer sua apresentação e agradecê-la por sua presença.

Dra. Ana Amélia Camarano. Boa noite a todas as pessoas. Em primeiro lugar, eu queria muito agradecer ao professor Renato Maia pelo seu convite. Fico muito honrada por estar aqui. Agradeço também a todos por estarem esta noite aqui presentes. O professor Renato me fez uma pergunta muito difícil de responder. Mudei um pouco a pergunta: A Previdência Social brasileira tem jeito? Não seria assim?

Leia Mais

Palestrante Dra Ana Amélia Camarano de Mello Moreira, possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973), mestrado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975), doutorado em Population Studies - London School of Economics (1995) e pós-doutorado na Universidade de Nihon (Japão). Atualmente trabalha no IPEA na Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc). Áreas de estudo: Demografia, com ênfase em Envelhecimento Populacional; Arranjos familiares.