TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL MASCULINA: ONDE ESTAMOS?

Sessão Plenária ocorrida em 28/08/2018

 

 PALESTRANTE

________________________________________________________________________________________________

JOÃO LINDOLFO DA CUNHA BORGES – Médico Endocrinologista, graduado pela Universidade de Brasília – UnB; Fellowship em Endocrinologia e Metabologia pela University of Virginia/EUA; Diretor do Centro de Pesquisa Clínica do Brasil; Docente da Universidade Católica de Brasília – UCB; e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB.

 ACAD. DR. MARCUS VINÍCIUS RAMOS –  Antes de passar a palavra ao nosso convidado de hoje, informamos que o nosso confrade Dr. Oscar Moren permanece internado na UTI, em estado grave; chegou a ser extubado, mas voltou à ventilação assistida e não tem apresentado resposta aos tratamentos. Embora  a situação dele seja  muito difícil, continuamos  a torcer pela sua recuperação.

É uma honra apresentar aos senhores o palestrante de hoje, Prof. Dr. João Lindolfo da Cunha Borges, que irá falar sobre o tema da “Terapia de Reposição Hormonal Masculina”. Dr. João Lindolfo é graduado pela UnB, com Fellowship pela Universidade da Virgínia/EUA e dirige o Centro de Pesquisa Clínica do Brasil. É professor de Endocrinologia da Universidade Católica de Brasília, tendo inúmeras publicações em revistas indexadas, sendo que uma delas mereceu um editorial na Revista The Lancet. É, ainda, desde o ano de 2015, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do UniCEUB. Sua palestra será moderada pelo nosso colega e Diretor Científico, Dr. Nasser Sarkis Simão.

ACAD. DR. NASSER SARKIS SIMÃO – Boa noite a todos! É um prazer ter aqui conosco o Dr. João Lindolfo, o qual todos já conhecemos de longa data e que é um referencial na Endocrinologia Brasileira. O tema de hoje, “Terapia de Reposição Hormonal Masculina”, é bastante interessante e mudou muito o seu enfoque nos últimos anos. O objetivo de falar sobre ele é exatamente trazer novas abordagens, informações e conhecimentos sobre o assunto. E a Terapia de Reposição Hormonal, Dr. João Lindolfo provavelmente vai com certeza citar isso, carregou um certo estigma graças a um trabalho realizado nos anos 40 por Charles Breton Huggins, fisiologista canadense com atuação nos Estados Unidos, pelo qual foi agraciado com o Prêmio Nobel de 1966, por descobrir funções dos hormônios em certas formas específicas de câncer. Ele publicou um artigo com uma amostra de três casos, o qual provavelmente hoje não seria aceito para publicação, e que dez a quinze anos depois rendeu-lhe o Prêmio Nobel.  Foi justamente a castração dos indivíduos portadores de Neoplasia Prostática que criou esse estigma, o qual persiste até os dias de hoje. Com certeza, o Dr. João Lindolfo irá nos contemplar com uma revisão sobre o assunto, que tem tomado uma importância cada vez maior, graças a nossa maior sobrevida. Dr. João Lindolfo, é um prazer tê-lo aqui! A casa é sua!

DR JOÃO LINDOLFO CUNHA BORGES – Obrigado a todos. É bom ver aqui amigos, colegas de faculdade, colegas de corrida, colegas da Universidade Católica de Brasília. Estou diante de uma assembleia muita variada e eu fico muito grato ao Dr. Nasser Sarkis por esse convite.

Nós procuramos fazer uma abordagem geral, envolvendo várias especialidades. Vamos começar bem pelo início. Os andrógenos têm um papel importante, tanto no homem quanto na mulher. A virilização começa ainda durante a vida fetal e, na puberdade, o comportamento, a função sexual, as atividades metabólicas e uma simples proteína do corpo depende muito dos esteroides sexuais. Surgem os pelos faciais, axilares e pubianos, a laringe muda o tom da voz, a musculatura torna-se mais pronunciada e há um desenvolvimento do pênis, dos testículos e da próstata, com o aparecimento dos esteroides sexuais, principalmente hormônios sexuais.

Leia Mais