MÍDIAS DIGITAIS, INTERNET, NOVOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO:

A RESPONSABILIDADE MÉDICA EM NOVO CONTEXTO

Sessão Plenária ocorrida em 25/09/2018 

 

PALESTRANTES

________________________________________________________________________________________________

CANTÍDIO LIMA VIEIRA Médico Cardiologista, graduado pela Universidade de Sergipe; Perito Médico-Judicial; Ex-Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Perícias Médicas

DRA. THAÍS MEIRELES DE SOUZA MAIA Advogada, graduada em Direito (Bacharel) pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB; Especialista em Bioética pela Universidade de Brasília – UnB, onde atua como pesquisadora; Presidente da Comissão de Bioética e Biodireito da Associação Brasileira de Advogados.

ACAD. DR. MARCUS VINÍCIUS RAMOS Boa noite a todos! Inicialmente gostaríamos de informar que a Diretoria acha que é importante que nós façamos uma Sessão Plenária Extraordinária no próximo mês de outubro, para discutir assuntos internos da Academia. São alguns assuntos pendentes, que a Diretoria já tem uma posição, mas nós precisamos, e queremos, que a Assembleia se pronuncie a respeito deles. O primeiro deles, basicamente, é cientificar aos senhores como está encaminhando-se o nosso convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS e a Organização Mundial de Saúde – OMS no tocante ao nosso Seminário sobre os trinta anos do Sistema Único de Saúde – SUS, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro deste ano. Isso implica numa logística um pouco complicada, a qual a nossa Academia não tem expertise, mas contaremos com o apoio da Associação Médica de Brasília – AMBr e da OPAS. Nessa parceria, a OPAS contribuirá com o recurso financeiro, a AMBr com as instalações, e nós com os demais aspectos da organização do evento e seu programa. O segundo assunto que nós precisamos discutir é em relação ao concurso para Membro Titular da nossa Academia. O prazo de inscrição expirou e não tivemos o número satisfatório de candidatos para esse concurso. Dessa forma, precisamos saber a opinião da Assembleia quanto a prorrogação ou não do período de inscrições. O terceiro é que em 2019 a Academia completará trinta anos de existência e nós queremos comemorar com a pompa e a circunstância que a data merece, mesmo sendo a nossa uma academia pequena. Para isso, já contamos com apoio de algumas instituições, mas temos que começar a nos movimentar e trabalhar desde agora. E existe um outro assunto, o quarto, que entendemos como fundamental para nós, que é uma proposta da Diretoria da AMBr, liderada pelo nosso colega Dr. Ognev Cosac, o qual considera, de uma maneira muito correta e justa, que a Associação Médica e a Academia de Medicina de Brasília têm muito em comum e que nós precisamos ter uma sala lá, mobiliada e com computador, sem ônus, para receber os nossos acadêmicos e quem quiser estudar e fazer pesquisa, e, eventualmente, poderíamos usar toda a estrutura da AMBr. Em contrapartida, ele pede que a Academia participe das Atividades Científicas da Associação Médica, ajudando a ressuscitar a Brasília Médica, que “morreu ingloriamente” há três ou quatro anos e precisa ser recuperada. Isso também se deve ao nosso relacionamento pregresso com a Associação Médica.

Posto isto, queremos abrir esta Sessão Plenária, pedindo que todos nós fiquemos de pé e dediquemos uns minutos de silêncio em memória do nosso querido confrade Dr. Oscar Mendes Moren, o qual nos deixou na semana passada.

Bem, a palestra de hoje é sobre “Mídias Digitais, Internet, Novos Meios de Comunicação – A Responsabilidade Médica em Novo Contexto”, a qual será apresentada pelo Dr. Cantídio Lima Vieira, nosso colega médico e conhecido por todos os presentes. Ele é Especialista em Cardiologia e é Perito Médico-Judicial, cadastrado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT, além de ter sido Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Perícias Médicas. O segundo palestrante é uma advogada, a qual está chegando e falará em seguida. Trata-se da Dra. Thaís Meireles de Souza Maia, Bacharel em Direito, graduada pelo UniCEUB; Especialista em Bioética pela UnB, da qual é pesquisadora; e Presidente da Comissão de Bioética e Biodireito da Associação Brasileira de Advogados. Então, enquanto aguardamos a Dra. Thaís, convidamos o Dr. Cantídio a iniciar a sua a palestra.

CANTÍDIO LIMA VIEIRA – Primeiramente, gostaríamos de agradecer o convite feito pelo nosso colega Dr. Nasser Sarkis para estarmos com os senhores nesta noite. O que nós iremos falar hoje aqui é uma reprodução do que fizemos no Congresso Brasileiro de Cardiologia, no qual contamos com a presença de um juiz e de dois advogados. Infelizmente, hoje teremos apenas uma advogada, a Dra. Thaís Meireles, que está a caminho.

 

Leia Mais