dr gustavo ribeiro

 

Dr Gustavo Augusto Aurnheimer Ribeiro (in Memorian)

 

Nascido em Niterói, R.J., Gustavo Ribeiro formou-se em Medicina em 1958, e, no ano seguinte, juntou-se à equipe que veio para Brasília prestar atendimento aos trabalhadores que se acidentavam nos canteiros de obras da Nova Capital. Desde então, prestou serviços nas seguintes unidades hospitalares do DF: Posto de Acidentes de Trabalho do Antigo IAPI, Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO) - hoje Museu da Memória Candanga, do qual foi Presidente, Hospital do Gama e Hospital de Base, hoje Distrital, além de ter integrado a equipe do antigo SAMDU, Posto de Taguatinga.
Como ativo participante dos movimentos e instituições de políticas médicas, participou da fundação da Associação Médica de Brasília, entidade que presidiu por dois biênios. Integrou a direção da Associação Médica Brasileira, na qualidade de Vice-Presidente, e fez parte, como Conselheiro, do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal. Ocupou os cargos de Diretor Executivo da Fundação Hospitalar e da Fundação do Serviço Social do Distrito Federal.
De janeiro de 1999 até março de 2006, esteve à frente da Secretaria de Estado de Ação Social do DF, tendo orientado as políticas públicas dirigidas às crianças, aos adolescentes, aos idosos e aos portadores de necessidades especiais. Dentre as atividades que desenvolveu como Secretário de Ação Social cabe ressaltar a criação, em Brasília, do site para a localização de crianças desaparecidas, no âmbito do serviço SOS Criança; a implantação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); o Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano; a Central de Atendimento SOS Idoso; a criação de cinco Centros de Desenvolvimento Social (CDS’s) – em Samambaia, Santa Maria, Recanto das Emas e São Sebastião; a criação de sete novos Conselhos Tutelares e a reestruturação dos dez, que estavam, então, em funcionamento; a construção de três unidades para internação de adolescentes; a implantação de cursos profissionalizantes da Granja das Oliveiras em diversas Regiões Administrativas, bem como de Cursos de Informática, em parceria com o SECONCI; a ampliação em 100% do número de vagas em creches conveniadas, que registraram o maior per capita de creches no país, naquela ocasião. Gustavo Ribeiro implantou também no D.F. o Programa de Proteção a Testemunhas e o Conselho de Proteção às Testemunhas, do qual foi Presidente. O trabalho que desenvolveu junto aos diversos Conselhos, do Negro, do Idoso, da Gerência de Valorização do Idoso, da CORDE-DF, e do Conselho da Mulher e Casa Abrigo de Mulheres propiciaram a implementação de políticas dirigidas a esses segmentos de forma muito mais efetiva. Gustavo Ribeiro entendia que “trabalhar na área social consiste, na realidade, em criar e recriar gente, o que exige mais que amor, exige paixão”.
Na vida político-partidária, embora desde a juventude tenha sempre participado da luta em defesa da democracia e dos direitos fundamentais do ser humano, nos campos em que atuou, só em 1988, com a criação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), engajou-se diretamente na ação política propriamente dita, tendo tido papel destacado nas decisões importantes que marcaram a trajetória do PSDB-DF até a primeira década do Século XXI. Nesse período, serviu nas hostes tucanas integrando desde o início o Diretório e a Comissão Executiva, ora como Presidente Regional, ora como Secretário-Geral ou Vice-Presidente.

- Fundador da Associação Médica de Brasília
- Diretor do primeiro hospital de Brasília, HJKO – do IAPI
- Presidente da Associação Médica de Brasília em dois mandatos
- Vice-Presidente da Associação Médica Brasileira
- Conselheiro do Conselho Regional de Medicina - DF
- Chefe da Unidade de Cirurgia do Hospital de Base