dr helcio miziara

 

Dr Hélcio Luiz Miziara

Curriculum Vitae


Natural do Estado de São Paulo, frequentou as escolas primarias em S. José do Rio Preto, sua terra Natal. Fez o curso de medicina na Faculdade da praia vermelha, no Rio de Janeiro, antiga Universidade do Brasil, em 1958.
Após a sua formatura iniciou sua residência na Santa Casa do Rio, e continuou em Pittsburgh no estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos.
Chegou em Brasília em 1961, após concurso de títulos, para trabalhar no então Hospital Distrital, tendo orientado a construção da área que seria a Anatomia Patológica, e ficando até 2004 quando completou 70 anos foi aposentado compulsoriamente.
Durante o período que exerceu a medicina em Brasília, trabalhou no Instituto de Medicina Legal, tendo feito parte do primeiro grupo de médicos daquela instituição.
Em 1969 voltou aos Estados Unidos, desta vez e, Saint Paul, estado de Minnesota quando sob a orientação de Jesse Edwards fez fellowship em doenças Cardiovasculares.
Teve participação entre os primeiros professores da escola de medicina da UnB, e anos mais tarde assumiu a disciplina de Medicina Legal nas faculdades de Direito e Medicina, tendo exercido suas funções de professor até 2004.
Atualmente é professor de Anatomia Patológica na Universidade Católica de Brasília.
Tem o título de Doutor Notório Saber, outorgado pelo Conselho Universitário da UnB.
Publicou inúmeros trabalhos científicos, tendo contribuído com o capítulo referente a História da Patologia de Brasília, no livro sobre a Patologia Brasileira, publicado pela Sociedade Brasileira de Patologistas.
Foi o responsável por quatro congressos de patologia em Brasília, sendo dois Regionais e dois Nacionais.
É Cidadão Honorário de Brasília pela Câmara Legislativa e Membro Emérito da Academia de Medicina de Brasília, Sócio Emérito da Sociedade Brasileira de Patologia, Emérito do Sindicato dos Médicos e Emérito da Associação Médica de Brasília.