A HISTÓRIA DA MEDICINA DE BRASÍLIA CONTADA PELA ACADEMIA dr saraiva

                                                Acad. Emérito José Leite Saraiva (Cadeira 39)

 

Nascido em 5 julho de 1932, em Manaus-AM, o professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) José Leite Saraiva graduou-se em medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) em 1957.

Foi professor Colaborador da Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina da UFRJ e  da Clínica de Gineco-Obstetrícia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília da UnB; Secretário de Estado da Saúde do Estado do Amazonas e Secretário Geral Adjunto do Ministério da Saúde; membro do Conselho Nacional de Saúde, da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério de Educação e Cultura (MEC); Consultor da Unesco e Oficial da Ordem do Mérito Médico.

Foi também Presidente da Academia de Medicina de Brasília (é o copatrono da cadeira 39) e da Federação Brasileira de Academias de Medicina. É membro Emérito da Academia Amazonense de Medicina, Honorário das Academias Paraibana, Alagoana e Maranhense de Medicina e Benemérito da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.

Como responsável pela implantação (e seu primeiro Secretário) da Secretaria Regional de Medicina Social do antigo Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS/MPAS-DF), participou ativamente das gestões que permitiram a transformação do antigo Hospital Presidente Médici (HSU) num hospital universitário (HUB) vinculado à Universidade de Brasília. O HUB passou a funcionar como hospital-escola da Faculdade de Medicina  da UnB a partir de 1979, em substituição à Unidade Integrada de Saúde de Sobradinho (UISS), que cumpria esse papel desde 1967.

Saraiva