Patrono: Francisco Victor Rodrigues 

Copatrono: José Leite Saraiva (passou a emérito em 07/12/2015)

Ocupante atual: Geraldo Magela Vieira

Curriculo:

Nasceu em 17 de junho de 1964, no Rio de Janeiro - RJ. Filho de José Tomaz Vilela Vieira e Ana Silveira de Almeida Vieira. Graduou-se em Medicina pela Universidade de Brasilia, UnB, em 1987.

Graduou-se em Medicina pela Universidade de Brasilia, UnB, em 1987. Fez residência médica em oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, tendo obtido o título de especialista em 1995, renovado pela Associação Médica Brasileira em 2017. Suas especializações são em glaucoma e cirurgia de catarata.

Fez nestrado pela Faculdade de Ciências da Saúde, UnB (2000) e doutorado pela Faculdade de Ciências da Saúde, UnB (2008). Fez cursos de aperfeiçoamento no Hospital das Forças Armadas (HFA) e no Hospital de Base do Distrito Federal.

Estagiou na Unidade de Oftalmologia do Hospital de Base de Brasilia (1987-1991). Estagiou no The New York Eye and Ear Infirmary, como visiting felow e nove meses como research fellow.

Como especialista, trabalhou no Hospital da Força Aérea de Brasília, no Hospital Regional de Sobradinho e nas clínicas privadas Sociedade Oftalmológica, Hospital de Olhos Santa Lúcia e Olhos Centro Oftalmológico.

Atuou como professor titular da Cadeira de Oftalmologia da Faculdade Integrada do Planalto Central (Faciplac), de 2006 até 2016.

Apresentou diversas palestras em congressos nacionais e internacionais.

Quanto às atividades paraprofissionais, foi membro da Comissão de Defesa Profissional e de Prevenção da Cegueira do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; foi Presidente da Sociedade Brasiliense de Oftalmologia da Sociedade Centro-Oeste de Oftalmologia. É membro da American Academy of Ophthalmology (EUA), da Sociedade Brasileira de Glaucoma, da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Catarata e Refrativa e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Tem atuado como revisor de artigos para o Journal of Glaucoma e Archives of Ophthalmology.

Dentre artigos publicados, constam: Intraocular Pressure Variation During Weight Lifting, Arch Ophthalmol, 2006; Early Diagnosis of Exfoliation Syndrome in the Offspring of Affected Patients, Acta Ophthalmologia Scandinavica, 2006; Um Mês em um Pronto-Socorro de Oftalmologia em Brasília, Arquivo Brasileiro Oftalmológico, 2007; Urrets-Zavalia Syndrome After Diode Laser Transscleral Cyclophotocoagulation, Journal of Glaucoma, 2017.

Dentre as homenagens recebidas, cita o título de Cidadão Honorário do Municipio de São Félix do Araguaia-MT e a Menção Honrosa da Câmara Legislativa do DF (2018), em razão de ter organizado e coordenado ações de saúde na Região de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso. Foram cinco expedições ao longo de vários anos para realização de atendimento clínico e cirurgias oftálmicas na comunidade civil e indígena (tribo Karajás) da região, incluindo-se cirurgias de catarata com facoemulsificação, fato inovador e inédito no Brasil, naquela época.

Considera sua melhor realização profissional a fundação da sua clínica oftalmológica, Olhos Centro Oftalmológico, em atividade há doze anos.

Quanto ao caso que mais o impressionou entre seus doentes, lembra-se dos casos de doentes com Aids, no auge da epidemia, que procuravam o pronto-socorro do Hospital de Base com queixa de baixa súbita e profunda na acuidade visual. Quase todos eram muito jovens. Quando examinava o fundo de olho observava retinite grave, típica de citomegalovírus, que era praticamente patognomônica dos estádios avançados da doença. Esses pacientes perderam ou viriam a perder por completo a visão nos dois olhos em questão de poucos dias e sabia que a eclosão desse quadro estava sempre associada a curta sobrevida. À época, não havia tratamentos eficazes.

O que mais o incentivou a ser médico foi a influência positiva do seu pai, também médico, somada à sua decisão pessoal baseada na maneira de encarar a vida, pensando em se dedicar à atividade médica por de fato muito gostar desta.

Dentre os médicos de sua família cita o pai, José Tomaz Vilela Vieira, ginecologista e obstetra, formado na Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro (in memoriam), seus dois irmãos, Cesar de Almeida Vieira, formado pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro, e José Reinaldo Vieira, formado pela Universidade de Brasília, (UnB). Também relaciona dois sobrinhos médicos formados pela UnB, e um pela Fepecs.

Currículo Lattes