dr carlos viegas

 

Patrono: Leônidas de Mello Deane

Copatrono: Pedro Luiz Tauil

Ocupante Atual: Carlos Alberto de Assis Viegas

Curriculo: 

Nasceu em 25 de abril de 1951 na cidade de Pitangui-MG. Filho de Ruy Barbosa de Assis e Alice Viegas de Assis.

Graduou-se em Medicina pela Universidade de Brasília, UnB, 1977; pós-graduação na Universidade de Marburg, Alemanha; residência em clínica médica pela Universidade de Brasília, UnB; especializações em pneumologia, medicina do sono e tratamento do tabagismo. Em pós-graduação de senso estrito, tem mestrado em pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983); doutorado em pneumologia e fisiopatologia respiratória pela Universidade Central de Barcelona, Espanha (1991); pós-doutorado em pneumologia pela Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos (1994); mestrado em medicina do sono, pela Universidade Pablo Olavide, Espanha (2009).

Em suas atividades profissionais, tem experiência na área de Medicina, com ênfase em pneumologia; atua principalmente nos seguintes temas: tabagismo, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, distúrbios do sono, síndrome da apneia obstrutiva do sono e reabilitação pulmonar.

Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília. Cita como sua preceptoria mais relevante: residência médica em pneumologia.

Dentre as palestras que expôs, registram-se: Complicações Cardiovasculares da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono; Tratamento do Tabagismo em Pacientes Psiquiátricos; Fisiopatologia da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Relatou também a conferência Consumo de Tabaco no Século XXI.

Quanto às suas produções literárias, destacam-se: autor do capítulo Tratamento Farmacológico do Tabagismo, in Pneumologia: Diagnóstico e Tratamento, Ed. Atheneu, 2006; foi Coordenador editorial da publicação Tabagismo: do Diagnóstico à Saúde Pública, Editora Atheneu, 2007; autor do capítulo Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e Suas Implicações Cardiovasculares, in Cardiologia Clínica, Editora Manole, 2016; autor do capítulo Distúrbios Respiratórios do Sono, in Prática Pneumológica, Editora Guanabara Koogan, 2017.

São de sua autoria os seguintes artigos publicados: Sleep in Healthy Older Adults: a Brazilian Sample, publicado em Sleep Science, 2010; Força Muscular Como Determinante da Eficiência do Consumo de Oxigênio e da Máxima Resposta Metabólica ao Exercício em Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Leve ou Moderada, Jornal Brasileiro de Pneumologia, 2012; Gender Differences in Comorbidities and Sleep Patterns of Obese Patients with Obstructive Sleep Apnea, World Journal of Neuroscience, 2015.

Pesquisa mais relevante: Uso de Broncodilatadores na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (tese de doutorado).

Dentre suas atividades paraprofissionais mais relevantes constam: Presidente do Congresso Brasileiro e Congresso Latino-Americano de Pneumologia (2008); consultor do Comitê Latino-Americano Para o Controle do Tabagismmo. Atuação nas comissões da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), ou seja, Comissão de Distúrbios Respiratórios do Sono; Comissão de Doenças Avançadas; Comissão de Tabagismo. Tornou-se membro do Conselho Deliberativo da SBPT.

Dentre suas participações em bancas examinadoras de teses de doutorado em ciências médicas, registram-se: tese de doutorado em ciências médicas, na Universidade de Brasília, de Carlos Eduardo Ventura Gaio dos Santos, cujo título foi Avaliação da Eficácia e Segurança da Ventilação Mecânica com o Sistema CFR® (continuous flow reviver – equipamento para reanimação respiratória) na Lesão Pulmonar Aguda Induzida Pelo Ácido Oleico (2007); Sérgio Leite Rodrigues, tese de doutorado em ciências médicas, Universidade de Brasília, cujo trabalho foi Influência da Função Pulmonar e Força Muscular na Capacidade Funcional, de Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (2008). Banca avaliadora de Marcia Cardoso Rodrigues Souza, cuja tese de doutorado em ciências médicas, Universidade de Brasília, teve como título Prevalência do Tabagismo e Associação com o Uso de Outras Drogas Entre Escolares do Distrito Federal, Brasil (2009).

Foi homenageado com a placa de prata da Sociedade Brasiliense de Doenças Torácicas em agradecimento por suas contribuições à Pneumologia de Brasília. Recebeu elogio oficial da Câmara Distrital do Distrito Federal em agradecimento por sua atuação no controle do tabagismo no Distrito Federal.

Dentre suas realizações especiais, registra ser poeta haijin (poesia haicai) com três livros publicados, tendo recebido prêmios nacionais.

 Currículo Lattes