Patrono: Luiz Torres Barbosa

Copatrono: Antônio Márcio J. Lisboa (passou a emérito em 18/06/2013) 

Ocupante atual :  Elisa de Carvalho

Currículo :

Nasceu em Araguari, Minas Gerais, em 6 de outubro de 1959. Filha de Bias de Carvalho e Abadia Mazão de Carvalho.

Graduou-se em Medicina, pela Universidade de Brasília em 1982. Fez residência médica em pediatria, no Hospital de Base do Distrito Federal, de 1983 a 1985. Obteve os títulos de especialista em pediatria, pela Sociedade Brasileira de Pediatria em 2001, e de especialista em gastroenterologia pediátrica, pela Associação Médica Brasileira em 2001. No Hospital de Base do Distrito Federal, fez estágios em gastroenterologia pediátrica e em endoscopia digestiva alta. Estagiou também na Unidade de Hepatologia, do Instituto da Criança Professor Pedro Alcântara, da Universidade de São Paulo (USP). No exterior, estagiou na Unidade de Hepatologia e Transplante Hepático Pediátrico, no Hospital Infantil La Paz, na Espanha, e em gastroenterologia pediátrica, no Children’s Hospital Medical Center, Estados Unidos.

Em 1999, concluiu seu mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília. O título do trabalho aprovado foi Hepatite C em Hemofílicos: Aspectos Epidemiológicos, Clínicos e Laboratoriais. Obteve doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília em 2005. O título da tese aprovada foi Atresia das Vias Biliares Extra-Hepáticas: Expressão Gênica em um Modelo Experimental.

Em suas atividades profissionais, atua como pediatra da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

Em seus encargos na área de docência, foi professora do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS); é professora do Curso de Medicina do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Ocupa ou ocupou as seguintes funções e cargos hierárquicos: Chefe da Unidade de Pediatria do Hospital de Base do Distrito Federal, Diretora do Corpo Clinico do Hospital da Criança de Brasília, Presidente da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, Presidente do Centro de Estudos da Infância e Adolescência Dr. Oscar Mendes Moren.

Sua pesquisa mais relevante resultou na publicação do artigo Analysis of the Biliary Transcriptome in Experimental Biliary Atresia. Gastroenterology (New York), 2005.

Como preceptoria mais importante registra a exercida na residência médica de gastroenterologia pediátrica do Hospital de Base do DF.

Participou de muitas bancas examinadoras de mestrado, dentre as quais registram-se: Renata Belém Pessoa de Melo Seixas, Esteato-Hepatite em Crianças e Adolescentes Obesos com Sobrepeso e sua Associação com a Resistência a Insulina, Universidade de Brasília, 2010; Clara Greidinger Campos Fernandes, Avaliação de Doença do Refluxo Gastroesofágico por Meio de pHmetria Esofágica em Crianças e Adolescentes Portadores de Asma, Universidade de Brasília, 2011. Priscila Menezes Ferri, Trombose de Veia Porta em Crianças e Adolescentes: Casuística e Trombofilias Associadas, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011; Aline Friedrichs de Souza, Expressões das Angiopoitinas 1 e 2 e do Receptor Tie2 em Fígados de Pacientes com Atresia Biliar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013; Leila Xavier Sinigaglia Fratta. Arteriopatia na Atresia Biliar e Sua Relação com Prognóstico Pós-Portoenterostomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.

Participou de bancas examinadoras de tese de doutorado, dentre as quais registram-se: Mariza Leitão Valadares Roquete, O Espessamento Ecogênico Periportal e a Histopatologia Hepática no Diagnóstico da Atresia Biliar, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006; Fernando Souto Bittencourt, Úlcera Péptica Gastroduodenal e Infecção por Helicobacter Pylori em Crianças e Adolescentes: Fatores de Risco do Hospedeiro e da Bactéria, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006; Manoel Eugênio dos Santos Modelli, Estudos de Autopsia: Distribuição e Severidade da Ateroscleroses em Jovens Vítimas de Mortes Violentas no Distrito Federal, Universidade de Brasília, 2011; Valéria Botan Gonçalves, Valor Preditivo dos Parâmetros de Ativação dos Eosinófilos em Pacientes com Esofagite Eosinofílica, Universidade de Brasília, 2014.

Dentre suas palestras em eventos científicos, registram-se: Colestases Intra-Hepáticas Familiares Progressivas: Novos Conhecimentos e Novas Doenças, XV Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2016. Síndrome da Enterocolite Induzida por Proteína Alimentar (FPIES): um Novo Conceito em Alergia Alimentar, Congresso de Pediatria do Centro-Oeste, 2016. Abordagem Terapêutica na Colestase Crônica, 21.º Congresso Latino-Americano de Gastroenterologia Pediátrica, Porto, Portugal, 2017. Colestase Neonatal: Abordagem Diagnóstica, 38.º Congresso Brasileiro de Pediatria, Fortaleza, Ceará, 2017. Rastreamento do Esôfago de Barrett na Infância, 17.º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica, Porto de Galinhas, Pernambuco, 2018. Tratamento das Doenças Metabólicas Hepáticas, 17.º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica, Porto de Galinhas, Pernambuco, 2018. Dentre suas conferências destaca-se: Doenças Autoimunes Fígado-Intestino, 17.º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica, Porto de Galinhas, Pernambuco, 2018.

Como atividades paraprofissionais relevantes citam-se: Comissão Organizadora do 16.º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica, Vitória, Espírito Santo, 2016. Comissão Organizadora do Congresso de Atualização em Pediatria do Centro-Oeste, 2017. Comissão Organizadora do 17.º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica, Porto de Galinhas, Pernambuco, 2018. Participação na comissão para definição de fluxo de internação no Hospital da Criança de Brasília, SES-DF, 2018.

Da sua rica produção literária destacam-se como as mais relevantes os seguintes livros: Gastroenterologia e Hepatologia em Pediatria: Diagnóstico e Tratamento, Rio de Janeiro, 2003; Hepatologia em Pediatria. Barueri-SP, 2012; Gastroenterologia e Nutrição em Pediatria, Barueri-SP, 2012; Manual de Gastroenterologia Pediátrica, 2018.

Dentre artigos publicados listam-se: First Report of the Hyper-IgM Syndrome Registry of the Latin American Society for Immunodeficiencies: Novel Mutations, Unique Infections and Outcomes, Journal of Clinical Immunology, 2014. Autoimmune Hepatitis in 828 Brazilian Children and Adolescents: Clinical and Laboratory Findings, Histological Profile, Treatments and Outcomes, J Pediatr, Rio de Janeiro, 2018. Autoimmune Hepatitis in Children and Adolescents, Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition, 2018. Cystic Fibrosis: Clinical Phenotypes in Children and Adolescents, Pediatric Gastroenterology, Hepatology & Nutrition, 2018.

Dentre as homenagens recebidas, estão o elogio em reconhecimento pelo zelo, pelo interesse e pela dedicação no desempenho de suas funções na Secretaria de Estado da Saúde, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, SES-Fepecs, 2004, elogio pelo senso de responsabilidade, competência e capacidade técnica, Hospital de Base do Distrito Federal, SES-DF, 2005; Moção de Louvor, Câmara Legislativa do Distrito Federal, 2012; certificado de agradecimento por sua contribuição e dedicação ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar, 2012; Medalha Mérito Legislativo Câmara dos Deputados, 2018. É meritório registrar que estudantes de medicina do DF denominaram a Liga de Pediatria do UniCEUB de Liga de Pediatria Dra. Elisa de Carvalho.

Considera como realizações dignas de nota em sua vida de médica ter contribuído para o plano, a construção e a inauguração do Hospital da Criança de Brasília e trabalhar em prol de uma gestão de eficácia e transparência, que tem como pilares a técnica, a ética e o humanismo no desenvolvimento das linhas de assistência, do ensino e da pesquisa em pediatria, unir as especialidades pediátricas e propiciar a integralidade do cuidado, com a visão de que a “criança é uma só”.

Declara que o marido, José Eduardo Trevizoli, é médico, gastroenterologista, e duas filhas são também médicas, Natália de Carvalho Trevizoli , hepatologista e gastroenterologista, e Isadora de Carvalho Trevizoli, pediatra gastroenterologista.