Patrono:Nicola Caminha

Copatrono: Wilson Eliseu Sesana (passou a emérito em 11/09/2009)

Ocupante atual: Janice Magalhães Lamas

Curriculo:

Nasceu em Belo Horizonte em 25 de setembro de 1951. São seus pais Adolfo Magalhães Guerra e Carmen Dias Magalhães.

Graduada em Medicina pela UnB em 1977. Residência médica em radiologia mamária, hospital Presidente Médici, atual Hospital Universitário de Brasília, HUB (1977-1979); mestrado em epidemiologia clínica pela Universidade de Brasília, UnB, sob a orientação do Prof. Dr. Maurício Gomes Pereira (1998); doutorado em radiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro sob a orientação do Prof. Dr. Hilton Augusto Koch (2000).

Em suas atuações assistenciais foi médica radiologista, Universidade de Brasília (1991-1995); médica radiologista, Fundação Hospitalar do Distrito Federal até sua aposentadoria em 2001; radiologista da Clínica de Radiologia Janice Lamas.

Com atividades em funções e cargos hierárquicos, atuou como Chefe da Unidade de Radiologia do Hospital Regional da Asa Norte, HRAN (1991-1992); Coordenadora da especialidade radiodiagnóstico, no âmbito da rede hospitalar da Fundação Hospitalar do Distrito Federal (1991-1993); Diretora Técnica e sócia proprietária da Clínica Janice Lamas Radiologia.

É pesquisadora associada da Universidade de Brasília e atua, desde 2002, como co-orientadora do programa de pós-graduação, em mestrado e doutorado, na área de engenharia biomédica, tecnologia da informação e inteligência artificial com aplicação em medicina. Suas pesquisas mais relevantes intitulam-se: Atlas Anatômico 3D Aplicado à Mama (em andamento); Relação Entre Terapêutica Hormonal e Classificação BI RADS (1994-2006); Avaliação Prospectiva de Lesões Mamográficas de Baixa Suspeição Indicadas para Biopsia (1994-2004); Falsos Negativos em Achados Mamográficos Provavelmente Benignos Recomendadas Para Seguimento de Curto Intervalo de Tempo (1994-2002).

Foi preceptora do programa de residência médica em radiodiagnóstico da Unidade de Radiologia do Hospital Regional da Asa Norte (1986-1988).

Enunciou palestras em congressos e jornadas, como: Congresso Brasileiro de Radiologia; Congresso Brasileiro de Mastologia; Congresso Médico de Brasília; Jornada de Radiologia do Rio de Janeiro; Jornada de Radiologia de São Paulo; Jornada Paranaense de Radiologia, Jornada Norte e Nordeste de Radiologia; Jornada de Radiologia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

Em atividades paraprofissionais, assumiu a presidência da Sociedade de Radiologia de Brasília (1990-1991); foi membro da Comissão de Saúde Pública da Associação Médica de Brasília (1991); integrou a comissão especial para criação do serviço de radioproteção dosimeteria e controle de qualidade para o Distrito Federal, instituições públicas e privadas (1991-1993); integrou-se como membro ao grupo consultor técnico científico responsável pela elaboração do projeto de vigilância sanitária das radiações ionizantes em nível nacional junto ao Ministério da Saúde (1992-1995); membro da Comissão Nacional de Energia Nuclear (1992-2003), comissão formada com seis membros, no Brasil, com mais de dez anos de dedicação à radiologia mamária e considerados profissionais de notório saber em imagem da mama, indicados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia; atuou em controle e manutenção de qualidade em mamografia pela Comissão Nacional de Mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia, Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer (Inca); membro da Comissão Nacional de Energia Nuclear de 1992 até 2013 e como médica auditora para avaliação dos exames mamográficos segundo indicadores de qualidade para detecção precoce do câncer de mama de 1994 até 2002; membro da Comissão Científica e Divulgação da Associação Médica de Brasília (1997-1997); membro da comissão julgadora de painéis na especialidade de mama do Colégio Brasileiro de Radiologia (2003); membro da Comissão de Controle e Manutenção de Qualidade em Mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia, Ministério da Saúde (Inca); membro do Conselho Editorial da Revista Brasília Médica; Presidente da Academia de Medicina de Brasília (2012 -2014); membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia.

Participou de bancas examinadoras para concurso público de médico radiologista e técnico em radiologia para o quadro funcional da Fundação Hospitalar do Distrito Federal e de teses de mestrado e doutorado da Universidade Católica de Brasília e da Universidade de Brasília, UnB. São títulos das teses examinadas: Sistema Neuro-Fuzzy para Classificação de Calcificações em Mamogramas, Universidade Católica de Brasília (2007); Um Estudo Para Integração RIS, PACS e Equipamentos de Mamografia Digital, Universidade de Brasília (2010); Sistema de Auxílio no Diagnóstico de Calcificações Mamárias Via Processamento Digital de Imagens e Redes Neurais Artificiais, Universidade de Brasília (2012); Processo de Imagens e Redes Neurais Artificiais, Universidade de Brasília, Gama (2014).

Dentre as homenagens recebidas registram-se: prêmio Sindmédico, 2017 (medicina suplementar); medalha Mérito Legislativo, 2014, Câmara dos Deputados; diploma Destaque em Saúde 2013, Soroptimist Internacional, Brasília; Troféu Mulher 2019, Academia Internacional de Cultura; cidadã do mundo pela paz, Academia Internacional de Cultura 2009, prêmio Brasil de excelência, Academia de Letras e Música do Brasil, 2007; medalha Grão-Mestre da Ordem do Mérito Brasília, Governo do Distrito Federal, 2000; medalha Mérito Santos Dumont, Aeronáutica Brasileira, 1994; placa do Colégio Brasileiro de Radiologia com agradecimento pela atuação na Comissão Nacional de Mamografia em seu 20.º ano de implantação; diplomas de Honra ao Mérito após o término das quartas séries, primária e ginasial, atual primeiro grau, por ter concluído em primeiro lugar todas as citadas séries.

Como realizações especiais em sua vida, cita ter constituído com seu marido, Ruy Lamas, uma família, com equilíbrio e amor e ter passado valores e educação para os filhos, ter criado um serviço privado de diagnóstico por imagem, com seu marido, dedicado inicialmente à mamografia, em 1993, e hoje abrange ultrassonografia, densitometria óssea e ressonância magnética; criou protocolos para pesquisa científica em seu serviço privado de diagnóstico por imagem, que permitiram subsidiar teses de mestrado e doutorado na área de detecção de câncer de mama e inteligência artificial. Orgulha-se de ter participado como preceptora na área de residência médica em radiologia e de atuar no curso de pós-graduação da engenharia médica da UnB, colaborando para formação de novos profissionais.

Registra que atendeu, nos últimos 25 anos, em torno de cinquenta pacientes por dia, e teve, como radiologista, a grande oportunidade de ver muitos casos interessantes, que serviram de estímulo ao trabalho, bem como ao aprendizado e à melhora da prática médica em benefício de pacientes.

Afirma que não teve parentes médicos que lhe inspirassem ser médica, mas sua mãe a incentivou encontrar prazer na leitura, ter curiosidade e coragem para dedicar-se a atividades inovadoras que ampliassem seus conhecimentos e suas atuações profissionais e pessoais.

   

Currículo Lattes